Banner Portal
Arcádia melodiosa no Brasil
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Lírica. Poesia colonial brasileira. Análise de poesia.

How to Cite

MARQUES, Pedro. Arcádia melodiosa no Brasil. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 1, p. 59–82, 2017. DOI: 10.20396/remate.v37i1.8648221. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8648221. Acesso em: 27 jul. 2024.

Abstract

A lírica árcade modera as convenções clássicas. A máquina poético-retórica forjada a partir do século XVI, no XVIII, refunde-se numa estilização didática. Poeta e público pactuam a mediania culta, de alusões mitológicas e intertextuais, a figuras semânticas e construtivas, passando por ritmos e formas. Partilha-se a dicção afável ao espírito educado, nem erudito nem néscio. A lição horaciana do mesclar graça e utilidade dirige as composições, valoriza a ilustração deleitos

https://doi.org/10.20396/remate.v37i1.8648221
PDF (Português (Brasil))

References

BAS, Julio. El rondó en sú acepción propia y en las diversas composiciones sinfónicas. In: BAS, Julio. Tratado de la forma musical. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1947, pp. 244-263.

BLUTEAU, Raphael. Vocabulário português e latino. Vol. 5. Lisboa: Oficina de Pascoal da Silva, 1716.

BOILEAU, Nicolas. A arte poética. Introdução, tradução e notas de Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 1979.

BRANDÃO, Roberto de Oliveira. As fontes da poesia. In: BRANDÃO, Roberto de Oliveira. Poética e poesia no Brasil (Colônia). São Paulo: Editora Unesp / Imprensa Oficial do Estado, 2001, pp. 47-63.

CANDIDO, Antonio. Poesia e música em Silva Alvarenga e Caldas Barbosa. In: CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira – Vol. I. Belo Horizonte / Rio de Janeiro: Itatiaia, 2000, pp. 130-143.

CANDIDO, Antonio. Uma aldeia falsa. In: CANDIDO, Antonio. Na sala de aula: caderno de análise literária. São Paulo: Editora Ática, 1995, pp. 20-37.

CARVALHO, Amorim de. Das estrofes e dos sistemas estróficos. In: CARVALHO, Amorim de. Tratado de versificação portuguesa. Coimbra: Almedina, 1991, pp. 91-130.

CASTIGLIONE, Baldassare. Segundo livro. In: CASTIGLIONE, Baldassare. O cortesão. Trad. Carlos Nilson Moulin Louzada. São Paulo: Martins Fontes, 1997, pp. 83-185.

COSTA, Claudio Manuel da. Obras; O parnaso obsequioso e obras poéticas – Poemas. In: COSTA, Claudio Manuel da. A poesia dos inconfidentes. Organização de Domício Proença Filho. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1996, pp. 307-345.

CURTIUS, Ernest Robert. A poesia como entretenimento. In: CURTIUS, Ernest Robert. Literatura europeia e idade média latina. Trad. Teodoro Cabral e Paulo Rónai. São Paulo: Hucitec / Edusp, 1996, pp. 583-584.

DIDEROT, Denis. O sobrinho de Rameau. Trad. Antonio Geraldo da Silva. São Paulo: Editora Escala, 2006.

FERREIRA, Maria do Rosário. Motivos naturalistas e configurações simbólicas na cantiga de amigo. In: FERREIRA, Maria do Rosário; LARANJINHA, Ana Sofia; MIRANDA, José Carlos Ribeiro (orgs.). Seminário Medieval – 2007-2008. Porto: Estratégias Criativas, 2009, pp. 205-217.

FREIRE, Francisco José. Do fim da poesia (Cap. 4). In: FREIRE, Francisco José. Arte poética ou regras da verdadeira poesia em geral... Lisboa: Oficina Patriarcal de Francisco Luís Ameno, 1759, pp. 26-30.

GONZAGA, Tomás António. Marília de Dirceu e mais poesia. Prefácio e notas M. Rodrigues Lapa. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1961.

HANSEN, João Adolfo. Ilustração católica, pastoral árcade e civilização. Oficina da Inconfidência, Ouro Preto, nº 10, 1999, pp.11-47.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. O ideal arcádico. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Capítulos de literatura colonial. Organização e introdução Antonio Candido. São Paulo: Brasiliense, 2000, pp. 177-226.

HORÁCIO. Arte poética. Introdução, tradução e comentários R. M. Rosado Fernandes. Ed. bilíngue. Lisboa: Inquérito, 1984.

KIEFFER, Anna Maria (org.). Marília de Dirceu. São Paulo: Akron/Ministério da Cultura, 2000.

LOPES, Hélio. Cláudio, Ovídio e Lucano. In: BOSI, Alfredo. Letras de Minas e outros ensaios. São Paulo: Edusp, 1997, pp. 81-91.

LUCAS, Fábio. A musa iluminada dos poetas mineiros do século XVIII. In: LUCAS, Fábio. Luzes e trevas: Minas Gerais no século XVIII. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, pp. 11-22.

MERQUIOR, José Guilherme. O neoclassicismo. In: MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977, pp. 23-48.

MOISÉS, Massaud. Lira. In: MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários. São Paulo: Cultrix, 1992, pp. 305-306.

NEVES, Inácio Parreiras. Oratória ao Menino Deus para a noite de Natal. In: NEVES, Inácio Parreiras. Américantiga Coro e Orquestra de Câmara. Música brasileira e portuguesa do século XVIII. Regente Ricardo Bernardes. Curitiba: Eldorado, 1998. 1 CD.

PÉCORA, Alcir. O amor da convenção. In: PÉCORA, Alcir. Máquina de gêneros. São Paulo: Edusp, 2001, pp. 189-202.

POLITO, Ronald. “Eu tenho um coração maior que o mundo”: o Amor, a poesia e o tempo em Marília de Dirceu. Inimigo Rumor, Rio de Janeiro nº 5, jul./dez. 1998, pp. 58-74.

SILVA ALVARENGA, Manuel Inácio da. Glaura: poemas eróticos. Belo Horizonte: Crisálida, 2003.

SILVA RAMOS, Péricles Eugênio da. Introdução. In: COSTA, Claudio Manuel da. Poemas. São Paulo: Cultrix, 1976, pp. 9-32.

SOUZA, Roberto Acízelo de. Os cursos de Letras no Brasil: passado, presente e perspectivas. Opiniães: Revista dos Alunos de Literatura Brasileira, São Paulo, v. 1, nº 4/5, 2014, pp. 13-26.

VERNEY, Luís António. Carta sétima. In: VERNEY, Luís António. Verdadeiro método de estudar... Valença: Oficina de Antonio Balle, 1746, pp. 215-275.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Download data is not yet available.