Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a impertinência de Charles Baudelaire e suas implicações poéticas, focalizando, em especial, a produção tardia do poeta. Atravessando temas importantes da obra baudelairiana como a polêmica, a solidão, o desejo de distinção, procuro relacionar a impertinência à crise do sujeito lírico e à constituição de um poeta impostor, especialmente nos poemas em prosa do autor.
Referências
BATAILLE, Georges. La Littérature et le mal. Paris: Gallimard, 1957.
BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BAUDELAIRE, Charles. Correspondance. 2t. Texte établi, présenté et annoté par Claude Pichois avec la collaboration de Jean Ziegler. Paris: Gallimard, 1973. (Coll. Bibliothèque de la Pléiade)
BAUDELAIRE, Charles. Œuvres complètes. 2t. Texte établi, présenté et annoté par Claude Pichois. Paris: Gallimard, 1975-1976. (Coll. Bibliothèque de la Pléiade)
BAUDELAIRE, Charles. Fusées. Mon cœur mis à nu. La Belgique déshabillée – suivi Amœnitates Belgicae. Édition d’André Guyaux. Paris: Gallimard, 1986.
BAUDELAIRE, Charles. Nouvelles lettres. Présentées et annotées par Claude Pichois. Paris: Fayard, 2000.
BAUDELAIRE, Charles. Fusée, Mon cœur mis à nu et autres fragments posthumes. Édition d’André Guyaux. Paris: Gallimard, 2016.
BAUDELAIRE, Charles. Pequenos poemas em prosa: O Spleen de Paris. Tradução e notas Isadora Petry e Eduardo Veras. São Paulo: Via Leitura, 2018.
BLIN, Georges. Baudelaire. Suivi de résumés des cours au Collège de France, 1965-1977. Paris: Gallimard, 2011.
COMPAGNON, Antoine. Baudelaire l’irréductible. Paris: Flammarion, 2014.
D’AUREVILLY, J. Barbey. As flores do mal. In: BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. e org. Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2019, pp. 607-617.
FRIEDRICH, Hugo. Structure de la poésie moderne. Trad. Michel-François Demet. Paris: Le Livre de Poche, 1999.
GUYAUX, André. Préface. In: BAUDELAIRE, Charles. Fusées. Mon coeur mis à nu. La Belgique déshabillée. Paris: Gallimard, 1986, pp. 7-46.
MURPHY, Steve. Logiques du dernier Baudelaire. Lectures du Spleen de Paris. Paris: Honoré Champion, 2007.
OEHLER, Dolf. Terrenos vulcânicos. Trad. Samuel Titan Jr. et al. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
PACHET, Pierre. Le Premier venu. Baudelaire: Solitude et Complot. Paris: Denoël, 2009.
RABATÉ, Dominique. Énonciation poétique, énonciation lyrique. In: RABATÉ, Dominique (Org.). Figures du sujet lyrique. Paris: Presse Universitaire de France, 2001, pp. 65-79.
RANCIÈRE, Jacques. Le Partage du sensible: esthétique et politique. Paris: La Fabrique Éditions, 2000.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Neto. São Paulo: Ed. 34, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. O fio partido: ensaios sobre a ficção moderna. Trad. Marcelo Mori. São Paulo: Martins Fontes, 2017a.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Trad. Raquel Ramalhete et alli. São Paulo: Editora 34, 2017b.
SISCAR, Marcos. Poesia e crise: ensaios sobre a “crise da poesia” como topos da modernidade. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
VERAS, Eduardo. A encenação tediosa do imortal pecado: Baudelaire e o mito da Queda. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
VERAS, Eduardo. A religião travestida de Baudelaire. In: Baudelaire e os limites da poesia. São Paulo: Corsário Satã, 2021, pp. 45-65.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Licença Creative Commons