Resumen
A história das viagens à Lua inicia-se com Plutarco, com Sobre a face visível da órbita da Lua. No entanto, deste pioneiro, os posteriores escritores aproveitarão apenas a ida à Lua, visto que sua viagem é inteiramente regida pelo mote da religião grega. Somente serão inseridos nas viagens à Lua os elementos que hoje mais as enriquece: a sátira, encontrada em Icaromenipo e Narrativas Verdadeiras de Samósata, a crítica social, em The first Man in the Moonde H.G Wells, a visão distanciada do mundo e a consideração científica e astronômica, de Kepler emSomniuim e John Wilkins, em The Discovery of a World in the Moone. Francis Godwin, bispo anglicano autor deThe Man in the Moone (1638) herdará a tradição das viagens à Lua luciânicas, e na sua narrativa procurará oferecer um projeto político para o reinado de Jaime I, ficando no impasse entre a saudação dos tempos augustos do governo de Elisabete I e a reformulação do modelo de governo monárquico.
Citas
BACON, Francis. New Atlantis. In: BRUCE, Susan (ed.). Thomas More – Utopia; Francis Bacon – New Atlantis; Henry Neville – The Isle of Pines. Oxford University Press, 1999.
BERGERAC, Cyrano de. Viagem à Lua. Trad. Fulvia Moretto. São Paulo: Globo, 2007.
GODWIN, Francis. The man in the Moone. Ed. William Poole. Ontario: Broadview Press, 2009.
LUCIANO. Uma história verídica. Trad. Custódio Magueijo. Lisboa: Inquérito, [1976?].
VERNE, Jules. From the Earth to the Moon. Translated byLowell Bair. New York: Bantam Classic, 2008.
WELLS, H. G. The first man in the moon. England: Penguin Classics, 2005.
KEPLER, Johannes. Kepler’s Somnium: the dream or posthumous work on lunar astronomy. Trad. Edward Rosen. Madison: University of Wisconsin Press, 1967.
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales