Banner Portal
A escritura proustiana e a trapaça da linguagem
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Je. Moi. Mensonge. Spiel. Trapaça. Véu. Ensaio.

Cómo citar

LEANDRO, João Gonçalves Vilela. A escritura proustiana e a trapaça da linguagem. Remate de Males, Campinas, SP, v. 31, n. 1-2, p. 95–115, 2012. DOI: 10.20396/remate.v31i1-2.8636224. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636224. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumen

Os conceitos de “trapaça da linguagem” e o de “véu” presentes, respectivamente, na Aula de Roland Barthes e no ensino de Jacques Lacan, parecem-nos fornecer elementos para melhor compreensão da modernidade do gênero ensaio como uma forma de escritura que joga com o leitor, valendo-se, fundamentalmente, de uma suposta experiência vivida pelo narrador que se anuncia em uma primeira pessoa - je. Nesse sentido, procuro nesse artigo, a partir de momentos esparsos da escritura de Marcel Proust, observar como ela se enleia ao gênero ensaístico a partir de um jogo enunciativo de um je que se serve de uma suposta experiência a fim de convencer seu leitor, mas que se alicerça na própria ficção.

https://doi.org/10.20396/remate.v31i1-2.8636224
PDF (Português (Brasil))

Citas

PROUST, Marcel. À propos du ‘style’ de Flaubert. In: PROUST, Marcel. Contre Sainte-Beuve. Paris: Gallimard, 1971a.

PROUST, Marcel. Contre Sainte-Beuve. Paris: Gallimard, 1971b.

PROUST, Marcel. Jean Santeuil. Paris: Gallimard, 1971c.

PROUST, Marcel. Sur la lecture. In: RUSKIN, John. Sésame er les Lys. Bruxelles: Complexe, 1987.

PROUST, Marcel. La Prisonnière. Paris: Gallimard, 1988. (À la recherche du temps perdu, v. 3).

PROUST, Marcel. Correspondance de Marcel Proust – 1920. Vol. XIX. Texto estabelecido por Philip Kolb. Paris : Plon, 1991.

PROUST, Marcel. «La Confission d’une Jeune Fille» In. : Les Plaisirs et les Jours. Paris : Gallimard, 1993.

ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

BARTHES, Roland. Leçon. In: BARTHES, Roland. Œuvres complètes: tome 3: 1974-1980. Paris: Seuil, 1995.

BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo : Editora Cultrix, 1998.

BARTHES, Roland. L’effet de réel. In: BARTHES, Roland. Œuvres complètes: tome 2: 1966-1973. Paris: Seuil, 1994.

BARTHES, Roland. O efeito de real. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

COMPAGNON, Antoine. Nous Michel de Montaigne. Paris : Éditions du Seuil, 1980.

DOUBROVSKY, Serge. La place de la madeleine: écriture et fantasme chez Proust. Grenoble : ELLUG, 2000.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o Poder. In: RABINOW, P. e DREYFUS, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FREUD, Sigmund. Uma dificuldade no caminho da Psicanálise. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas : vol. XVII. Rio de Janeiro : Imago Ed., 1976.

GOUJON, Francine. «Je» narratif, «je» critique et écriture intertextuelle dans le ContreSainte Beuve. In : Bulletin d’informations proustiennes, nº. 34, 2004.

LACAN, Jacques. Le séminaire, livre I: les écrits techniques de Freud. Paris: Seuil, 1973a.

LACAN, Jacques. Le séminaire, livre II: le moi dans la théorie de Freud et dans la technique de la psychanalyse. Paris: Seuil, 1973b.

LACAN, Jacques. Le séminaire, livre XI: les quatre concepts fondamentaux de la psychanalyse. Paris: Seuil, 1973c.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro IV: A relação de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro XI: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

LACAN, Jacques. Televisão. In : LACAN, Jacques. Outros escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

LAVAGETTO, Mario. La cicatrice de Montaigne – le mensonge dans la littérature. Tradução de Adrien Pasquali. Paris : Gallimard, 1997.

MARTIN-CHAUFFIER, Louis. Proust et le double «Je» de quatre personnes. Le roman de la création d’un monde et l’histoire vraie d’une aventure spirituelle. Paris: Confluences, numéro spécial, Problèmes du roman, 1943.

MONTAIGNE, Michel de. Essais I. Paris : Gallimard, 1965.

MONTAIGNE, Michel de. Essais III. Paris : Gallimard, 1962.

PINO, Claudia Amigo e ZULAR, Roberto. Escrever sobre escrever: uma introdução crítica à crítica genética. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

SAFOUAN, Moustapha. Lacaniana. Paris : Librairie Arthème Fayard, 2001.

SERÇA, Isabelle. La parenthèse, troisième dimension du texte proustien. In: DEFAYS, Jean-Marc (Org.) À qui appartient la ponctuation? Paris, Bruxelles: Éditions Duculot, 1998.

STAROBINSKY, Jean. Stendhal pseudonyme. In : STAROBINSKY, Jean. L’Œil vivant. Paris: Gallimard, 1961.

VOILLET, Catherine. “La Confission d’une Jeune Fille: aveu ou fiction?”. Disponível em: http://ancien.item.ens.fr/contenus/publications/articles_cher/Viollet/CJF.pdf. Acessado em 21/02/2010.

WAIZBORT, Leopoldo. As aventuras de Georg Simmel. São Paulo: Ed. 34, 2000.

WILLEMART, Philippe. A autoficção acaba com a autobiografia? In: WILLEMART, Philippe. Os processos de criação – na escritura, na arte e na psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.