Resumen
A ideia de Jacques Ranciére a respeito de um regime da arte nos permite pensar nach Adorno de uma maneira mais abrangente e radical, não apenas sobre como funciona a produção artística na modernidade, mas aquilo que ela desfaz. Nach Adorno significa, neste contexto, encontrar uma continuidade com sua crítica da estética idealista, por meio da qual a existência da arte ou da literatura não é o produto de um pensamento unificador, que nos forneceu um conjunto de propriedades comuns que vem a definir a arte e à literatura, mas ao invés mostrar que elas são elas mesmas resultado de um pensamento dissociador.
Citas
ADORNO, Theodor W. Aesthetic Theory. Trad. Robert Hullot-Kentor (Minneapolis: University of Minnesota Press, 1977).
ADORNO, Theodor W. Minima Moralia. Trad. Gabriel Cohn (Rio de Janeiro: Azougue, 2008).
HULLOT-KENTOR, Robert. Suggested reading: Jameson on Adorno, em Things Beyond Resemblance: Collected Essays on Theodore W. Adorno (New York: Columbia University Press, 2006).
JAMESON, Fredric. Postmodernism or the cultural logic of late capitalism (Durham: Duke University Press, 1991).
KOSELLECK, Reinhart. Futures Past: on the semantics of historical time. Trad. Keith Tribe, (Nova York: Columbia University Press, 2004).
LARSEN, Neil, The Idiom of Crisis: On the historical Immanence of language in Adorno, em RICHTER (ed.), 2010.
RANCIÈRE, Jacques. Dissensus: on politics and aesthetics (Londres: Continuum, 2010).
RANCIÈRE, Jacques. what aesthetics can mean, in From an aesthetic point of view, Peter Osborne (ed.) (London: Serpent’s tail, 2000).
RICHTER, Gerhard. Aesthetic Theory and Non-propositional Truth Content, em Language without soil: Adorno and late philosophical modernity, Gerhard Richter (ed.) (Nova York: Fordham University Press, 2010).
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales