Banner Portal
Mímesis a contrapelo: ficção e autobiografia nos romances Berkeley em Bellagio e Lorde, de João Gilberto Noll
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Teoria Literária. Crítica literária. Arquivos.

Cómo citar

SILVA, Márcio Renato Pinheiro da. Mímesis a contrapelo: ficção e autobiografia nos romances Berkeley em Bellagio e Lorde, de João Gilberto Noll. Remate de Males, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 299–317, 2010. DOI: 10.20396/remate.v29i2.8636281. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636281. Acesso em: 2 jul. 2024.

Resumen

Este artigo analisa a relação entre autobiografia e ficção em Berkeley em Bellagio (2002) e Lorde (2004), romances do escritor brasileiro contemporâneo João Gilberto Noll. Em um primeiro momento, a ficcionalização de referências da experiência do escritor no exterior torna incertas as fronteiras entre autobiografia e ficção. Mas a improbabilidade de muitos eventos, bem como muitas disjunções retóricas entre o que os personagens dizem que fazem e o que as narrativas realmente fazem, desfazen tal incerteza, mostrando que as duas narrativas podem ser mais bem lidas como ficção. Por outro lado, esses romances usam a autobiografia como uma técnica auto-reflexiva, i. e., precisamente, como uma maneira de criticar as condições de produção dos próprios romances, o que revela e, ao mesmo tempo, supera a equivalência entre miséria material e simbólica (ou ficcional).
https://doi.org/10.20396/remate.v29i2.8636281
PDF (Português (Brasil))

Citas

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Trad. Artur Morão. Lisboa: Ed. 70, 1988.

ADORNO, Theodor W. Theory of pseudo-culture (1959). Trans. Deborah Cook. Telos: a quarterly journal of critical thought, New York, n. 95, p. 15-38, spring 1993.

ADORNO, Theodor W. Introducción a una discusión sobre la “Teoria de la pseudocultura”. In: ADORNO, Theodor W. Escritos sociológicos I. Org. Rolf Tiedemann; Gretel Adorno; Susan Buck-Morss; Klaus Schultz. Trad. Agustín González Ruiz. Madrid: Akal, 2004. p. 532-535. Obra Completa, v. 8.

ADORNO, Theodor W. Minima moralia: reflexões a partir da vida lesada. Trad. Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.

ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Trad. Marco Antonio Casanova. Rev. Eduardo Soares Neves Silva. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

AFEGANISTÃO: frustradas, três famílias de refugiados deixam o Brasil. Folha de São Paulo, São Paulo, 21 mai. 2003. Folha Mundo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ ft2105200319.htm. Acesso em: 16 jun. 2009.

AVELAR, Idelber. Bildungsroman em suspenso: quem ainda aprende com os relatos e viagens? In: AVELAR, Idelber. Alegorias da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho do luto na América latina. Trad. Saulo Gouveia. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. p. 213-234.

CARNEIRO, Flávio. No país do presente: ficção brasileira no início do século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

COSTA LIMA, Luiz. Mímesis: desafio ao pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

COSTA LIMA, Luiz. Limites da voz: Montaigne, Schlegel, Kafka. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005.

COSTA LIMA, Luiz. Sociedade e discurso ficcional. In: COSTA LIMA, Luiz. Trilogia do controle. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Topbooks, 2007. p. 233-521.

DE MAN, Paul. Autobiography as de-facement. Modern language notes, Baltimore, v . 94, n. 5, p. 919-930, 1979. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2906560. Acesso em: 21 abr. 2009.

DOUBROVSKY , Serge. Autobiographie/autofiction. Revue des sciences humaines, Lille, n. 224, p.17-25, Octobre/Décembre 1991.

DUARTE, Rodrigo Antonio de Paiva. Mímesis e racionalidade: a concepção de domínio da natureza em Theodor W. Adorno. São Paulo: Loyola, 1993.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Do conceito de mímesis no pensamento de Adorno e de Benjamin. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Setes aulas sobre linguagem, memória e história. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2005. p. 79-104.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Após Auschwitz”. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006. p. 59-81.

KLINGER, Diana Irene. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Org. Jovita Maria Gerheim Noronha. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha; Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

MORICONI, Ítalo. Circuitos contemporâneos do literário (indicações de pesquisa). Gragoatá, Niterói, n. 20, p. 147-163, 1° sem. 2006.

NOLL, João Gilberto. Berkeley em Bellagio. São Paulo: Francis, 2003. 106 p.

NOLL, João Gilberto. Lorde. São Paulo: Francis, 2004. 111 p.

PINTO, Manuel da Costa. Literatura brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2005.

STENDHAL, Henry-Marie Beyle de. De l’amour. Paris: Michel Lévy Frères, 1857. Disponível em: http:// books.google.com.br/books?id=Ei-LxVVkyOUC&dq=de+l%27amour+Stendhal&source=gbs_ navlinks_s. Acesso em: 16 jun. 2009.

VIEGAS, Ana Cláudia Coutinho. O “retorno do autor”: relatos de e sobre escritores contemporâneos. In: VALLADARES, Henriqueta do Coutto Prado (Org.). Paisagens ficcionais: perspectivas entre o eu e o outro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. p. 13-26.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.