Banner Portal
Letramento, novas tecnologias e a Teoria Ator-Rede: um convite à pesquisa
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Teoria Literária. Crítica literária. Tecnologia das Letras.

Cómo citar

BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramento, novas tecnologias e a Teoria Ator-Rede: um convite à pesquisa. Remate de Males, Campinas, SP, v. 29, n. 1, p. 71–87, 2010. DOI: 10.20396/remate.v29i1.8636289. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636289. Acesso em: 7 jul. 2024.

Resumen

O presente texto busca articular o conceito de letramento (digital) com fundamentos da Teoria Ator-Rede, para refutar dois discursos dominantes sobre as (novas) tecnologias da escrita: o do determinismo tecnológico e o do neutralismo. Toma da referida teoria o axioma da inseparabilidade entre tecnologia e sociedade, assim como entre natureza e cultura. Propõe, a partir de conceitos-chave que derivam do axioma, uma concepção de letramento (digital) como rede heterogênea, constituída de associações entre humanos e não-humanos que, de forma simétrica, negociam interesses e interpretações. Aplica tal concepção a dados recuperados de uma pesquisa anterior, realizada sob outro enfoque teórico, com vistas a avaliar o poder explicativo da Teoria Ator-Rede no que tange a relação entre global e local em práticas "situadas" de letramento (digital).

https://doi.org/10.20396/remate.v29i1.8636289
PDF (Português (Brasil))

Citas

BUZATO, M. E. K. Entre a Fronteira e a Periferia: Linguagem e Letramento na Inclusão Digital. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

BUZATO, M. E. K. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. DELTA - Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v . 25, p. 1-38, 2009.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador; conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP/IMESP , 1999.

CLARKE, J. Using actor-network theories for the study of literacy events and practices in global and local settings. International Literacy Conference, Cape Town. 2001. Disponível em http://www.ched.uct.ac.za/literacy/Papers/ClarkePaper1.html Acesso em 10 mai 2007.

DEUZE, Mark. Participation, Remediation, Bricolage: Considering Principal Components of a Digital Culture. The Information Society, Bloomington, v . 2, n. 22, p.63-75, 2003.

GEE, James Paul. The New Literacy Studies and the Social Turn. In: David Barton, Mary Hamilton, Roz Ivanic. Eds.. Situated Literacies: Reading and Writing in Context. London: Routledge, 2000.

GIBSON, J.J. The ecological approach to visual perception. New Jersey: L. Erlbaum, 1979.

GOODY, Jack. The Logic of Writing and the Organization of Society. Cambridge: CUP , 1986.

GOODY , Jack.; WATT, Ian. The consequences of literacy. Comparative Studies in Society and History, Cambridge, v. 5, n. 3, p. 304-45, 1963.

GOOGLE. Welcome to Google Enterprise. Disponível em <http://www.google.com/enterprise/ whygoogle.html> acesso em 12 Dez, 2009

HAMILTON, M. Priviledged literacies: policy, institutional process and the life of IALS. Language and Education, v.15, p. 178-196, 2001.

HEATH, Shirley Brice. Ways with words. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

IADEMA, R. A. M. Multimodality, resemiotization: extending the analysis of discourse as multi-semiotic practice. Visual Communication, v . 2, n.1, 2003 , p. 29–57.

KRESS, G. Gains and losses: New forms of texts, knowledge, and learning. Computers and Composition, v.22, n.1, p.5-22, 2005.

LADA, Adamic; ORKUT, Buyukkokten; Adar, EYTAN. A social network caught on the web. First Monday, v. 8, n. 6, 2003.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Jan.: Editora 34, 1994.

LATOUR, Bruno. Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora.São Paulo: Editora Unesp, 2000.

LATOUR, Bruno. Reassembling the Social: an introduction to actor-network-theory. NewYork: OUP , 2005.

LAW, John. Notes on the Theory of the Actor-Network: Ordering, Strategy, and Heterogeneity. Systems Practice, v.5, n. 4, p. 379-393,1992.

LEANDER, K; LOVVORN, J. F . Literacy Networks: Following the Circulation of Texts, Bodies, and Objects in the Schooling and Online Gaming of One Youth. Cognition and Instruction, n. 24, v . 3, p. 291–340, 2006.

MAINGENEAU, Domminique. O Contexto da Obra Literária. S. Paulo: Martins Fontes, 1995.

OLSON, David. From utterance to text: The bias of language in speech and writing. Harvard Educational Review, Cambridge, MA , v.47, n.3, p. 257-281, 1977.

PETERSEN, Søren Mørk. Loser Generated Content: From Participation to Exploitation. First Monday, v . 13, n. 3, 2008.

SCRIBNER, S.; COLE, M. The psychology of literacy. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1981.

STREET, Brian V. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.

STRUM, Shirkey; LATOUR, Bruno. The meanings of social: from Baboons to Humans In: Social Science Information, v. 26, p. 783-802, 1987.

VIEIRA, Miguel Said. Bens comuns intelectuais: dos que temos aos que queremos. III Encontro Nacional Sobre Hipertexto, Belo Horizonte, MG – 29 a 31 de outubro de 2009, Anais.

WARSCHAUER, M. J. Technology and Social Inclusion: rethinking the Digital Divide. MIT Press, 2003.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.