Banner Portal
Defesa de uma antropologia filosófica da máquina
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Teoria Literária. Crítica literária. Tecnologia das Letras.

Cómo citar

VENGEON, Frédéric. Defesa de uma antropologia filosófica da máquina. Remate de Males, Campinas, SP, v. 29, n. 1, p. 103–108, 2010. DOI: 10.20396/remate.v29i1.8636291. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636291. Acesso em: 17 may. 2024.

Resumen

A máquina é um dos grandes impensados da tradição filosófica, que cristaliza a condição de divórcio entre o pensamento e a condição do mundo contemporâneo, perturbando o reconhecimento dos vínculos que unem humanidade e artificialidade. Este ensaio procura estabelecer, para além da tecnofobia e da tecnofilia, o escopo de uma antropologia filosófica da máquina, a partir da reflexão sobre o nosso modo de relação com a artificialidade, a operacionalidade, os automatismos. Se o uso da máquina não deixa de ser uma maneira de refletir sobre a configuração das funções humanas e sobre a potência que o homem mobiliza em sua relação técnica com o mundo, deveríamos aventar, inclusive, nesse contexto, a possibilidade de uma ética da artificialidade automatizada.

https://doi.org/10.20396/remate.v29i1.8636291
PDF (Português (Brasil))

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.