Resumen
Os conceitos de parataxe e dupla consciência, o primeiro originário da lingüística, o segundo do pensamento negro norte-americano do século XIX, podem, apesar de gêneses tão diversas, tornar-se instrumentos integrados de crítica cultural e textual, estabelecendo uma ponte sobre o hiato que se formou entre os estudos lingüísticos e literários nas últimas décadas. A pesquisa “Parataxe e memória”, desenvolvida por Myriam Ávila, é uma tentativa nesse sentido.Citas
ADORNO, Theodor. Teoria estética. Trad. Arthur Morão. SP , Martins Fontes, 1988.
ADORNO, Theodor. Notas de literatura. Trad. C.A.Galeão e I. Azevedo da Silva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1991.
ARNO, Ciro. [Cícero Arpino Caldeira Brant] Memórias de um estudante. 2ª edição. 1885- 1906.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana L. dos Reis e Glaucia R.Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BRANT, Vera. Ensolarando sombras. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.
DELEUZE, G. e GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia.V.1. Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed.34, 1995.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. Salma T. Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
GILROY , Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência, São Paulo, Rio de Janeiro, 34/Universidade Cândido Mendes – Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
NABUCO, Joaquim. Minha formação. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957.
MORLEY , Helena. [Alice Brant]. Minha vida de menina. 4ª edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 1958.
SAFATLE, Wladimir. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo, 2008.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1978. SOUZA, Eneida M. de. Crítica cult. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
WEINRICH, Heinrich. Lete. Arte e crítica do esquecimento. Trad. Lya Luft. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
Sítios e páginas na internet consultados
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales