Banner Portal
Moreira, Paulo. Pasini, Leandro. Modernismo localista das Américas: os contos de Faulkner, Guimarães Rosa e Rulfo
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Modernismo localista das américas

Cómo citar

ZOUVI, Aline. Moreira, Paulo. Pasini, Leandro. Modernismo localista das Américas: os contos de Faulkner, Guimarães Rosa e Rulfo. Remate de Males, Campinas, SP, v. 35, n. 1, p. 257–259, 2015. DOI: 10.20396/remate.v35i1.8641517. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8641517. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Modernismo localista das Américas: os contos de Faulkner, Guimarães Rosa e Rulfo é um trabalho resultante da tese de doutorado de Paulo Moreira, concluída na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, em 2007. Publicada em livro em 2012 pela editora da UFMG, a obra promete aos estudiosos da forma conto – ou ficção curta, como também é denominada – uma nova abordagem do estudo do conto, ao propor a sua visão não de modo isolado, mas de modo que permita novas interpretações. Moreira introduz o livro sugerindo que a leitura do conto como unidade isolada e autossuficiente “não é a única estratégia possível” – sendo o olhar sobre o conjunto de contos, portanto, um condutor para “novas possibilidades críticas”. Sua proposta, tal como ele a descreve em sua introdução ao livro, é promover a “discussão das possibilidades e implicações de uma hermenêutica do conto, de uma redefinição do modernismo baseada num estudo comparativo do termo”. Para tanto, Moreira faz uso de um corpus de 15 contos publicados entre 1930 e 1960 por William Faulkner, João Guimarães Rosa e Juan Rulfo, buscando, em suas análises, “um olhar renovado sobre uma ficção atenta às particularidades do local” – o que Moreira denomina como localista.

https://doi.org/10.20396/remate.v35i1.8641517
PDF (Português (Brasil))

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.