Resumen
O artigo pretende discutir o complexo problema da representação dos excluídos no Vidas secas, de Graciliano Ramos, a partir da análise da posição ambígua ocupada pelo narrador – ao mesmo tempo solidário e conscientemente distante do mundo empobrecido de seus personagens – e das implicações ideológicas (mas também estéticas) desse ambiguidade, que indica, segundo propomos, o esforço do autor em tornar visível a existência miserável dos retirantes, mas resguardando-os de uma representação autoritária, que mistificasse, naturalizando-a, a diferença irredutível que separa o universo letrado do narrador da vida silenciada e bruta dos personagens. A interlocução teórica principal se dará com os chamados Estudos da Subalternidade, particularmente com o trabalho de Gayatri Spivak.Citas
ALMEIDA, Sandra Regina Goulart. Apresentando Spivak. In: Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010; pp. 7-18.
BOSI, Alfredo. Céu, inferno. São Paulo: 34, 2003.
BUENO, Luís. Uma história do romance de 30. Campinas: Ed. UNICAMP, 2006.
CANDIDO, Antonio. Ficção e confissão. São Paulo: 34, 1992.
DERRIDA, Jacques. Adeus a Emmanuel Lévinas. Trad. Fábio Landa. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Trad. Joaquim T. Costa. Campinas: Papirus, 1994.
MAGALHÃES, Belmira. Os desejos de sinha Vitória. Curitiba: HD Livros, 2001.
MOURÃO, Rui. Estruturas. Curitiba: Ed. UFPR, 2003.
RAMOS, Graciliano. Linhas tortas. São Paulo: Record, 2011.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Record, 2008.
SCHWARZ, Roberto. Duas meninas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: 34, 2000.
SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Goulart. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
VILLAÇA, Alcides. Imagem de Fabiano. Estudos Avançados, vol. 21, n 60, 2007, pp. 235-246.
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales