Banner Portal
O Cinema-Ensaio como forma no documentário Capitalismo: uma história de amor
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Cinema. Ensaio. Narrativa.

Cómo citar

TOLEDO MARIA, Cristiane. O Cinema-Ensaio como forma no documentário Capitalismo: uma história de amor. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 2, p. 855–874, 2018. DOI: 10.20396/remate.v37i2.8648692. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8648692. Acesso em: 1 jul. 2024.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar os procedimentos formais utilizados pelo cineasta Michael Moore em seu filme Capitalismo: uma história de amor (Capitalism: A Love Story, EUA, 2009). A partir de um levantamento dos elementos estéticos e políticos que constituem a narrativa desse documentário, notamos que a linguagem ensaística dá forma à proposta central do filme: investigar a crise financeira de 2008 e suas causas e consequências na sociedade contemporânea.
https://doi.org/10.20396/remate.v37i2.8648692
PDF (Português (Brasil))

Citas

ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003, pp. 15-45.

BAZIN, André. A evolução da linguagem cinematográfica. In: O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991, pp. 62-78.

BRECHT, Bertolt. A ópera dos três vinténs. In: Teatro completo em 12 volumes, v. 3. São Paulo: Paz e Terra, 1991.

CAPITALISMO: UMA história de amor. Direção de Michael Moore. Estados Unidos, Paramount Pictures, 2009. Filme (127 minutos). DVD. Título original: Capitalism: A Love Story.

CORRIGAN, Timothy. The Essay Film: from Montaigne, after Marker. New York: Oxford University Press, 2011.

MOORE, Michael. My New Movie: Capitalism a Love Story (trailer). Huffington Post. 20 set. 2009. Disponível em: http://www.huffingtonpost.com/michael-moore/trailer-michael-moores-ca_b_264794.html. Acesso em: 10 abr. 2017.

NICHOLS, Bill. Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary. Bloomington: Indiana University Press, 1991.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

RUBY, Jay. The Image Mirrored: Reflexivity and the Focumentary Film. In: ROSENTHAL, A. (org.). New Challenges for Documentary. Berkeley: University of California Press, 1988, pp. 34-41.

WILLIAMS, Raymond. Marxism and Literature. New York: Oxford University Press, 1977.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.