Banner Portal
Encontros e deslocamentos em ensaios de Nancy Huston
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Nancy Huston. Escritas compósitas. Espaços de encontros.

Cómo citar

ALMEIDA, Claudia Maria Pereira. Encontros e deslocamentos em ensaios de Nancy Huston. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 2, p. 613–638, 2018. DOI: 10.20396/remate.v37i2.8648700. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8648700. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

A produção ensaística de Nancy Huston é bastante vasta e diversificada. Nos 17 volumes publicados, incluindo-se as três coletâneas de artigos, pode ser observado um leque abrangente de temas com diferentes abordagens e configurações. Neste artigo, propomos um estudo de dois ensaios, Tombeau de Romain Gary (1995) e Passions d’Annie Leclerc (2007), que compartilham características, mas também apresentam singularidades em relação ao conjunto de ensaios da autora. Vamos refletir, em particular, sobre o alargamento do espaço ensaístico por meio de uma escrita que incorpora traços e territórios de outros gêneros (biografia, autobiografia, túmulo, carta, diário, romance), bem como sobre a integração de escritas de sentimentos e de viés ficcional. Nesse corpus também observamos a construção de espaços de encontros de escritores cujas vozes se revezam em ambientes dialógicos, que também contribuem para particularizar essa escrita ensaística.
https://doi.org/10.20396/remate.v37i2.8648700
PDF (Português (Brasil))

Citas

ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades / Editora 34, 2003, pp. 15-45.

ALMEIDA, Claudia. O túmulo aberto: Nancy Huston relendo Romain Gary. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas – Literatura Francesa e Literaturas de Língua Francesa) – Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2004.

ALMEIDA, Claudia. A construção do ethos intelectual nos ensaios de Nancy Huston. Ipotesi, v. 13, 2009, pp. 41-52.

ANGENOT, Marc. Remarques sur l’essai littéraire. In: DUMONT, François (org.). Approches de l’essai (Anthologie). Quebec: Nota Bene, 2003, pp. 137-157.

BARTHES, Roland. Aula. 14a ed. Trad. de Leyla Perrone Moysés. São Paulo: Cultrix, [s.d.]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/160637/mod_resource/content/1/BARTHES_Roland_-_Aula.pdf. Acesso em: 20 mar. 2017.

BARTHES, Roland. Durante muito tempo fui dormir cedo. In: O rumor da língua. Trad. De Mario Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988, pp. 283-294.

BONA, Dominique. Romain Gary. Paris: Mercure de France, 1987.

GARY, Romain. Le moment de vérité (Entrevista). In: HANGOUËT, Jean-Paul; AUDI, Paul (orgs.). L’affaire homme. Paris: Gallimard, 2005.

GARY, Romain. Promessa ao amanhecer. Trad. de Mauro Pinheiro. São Paulo: Estação Liberdade, 2008.

GENETTE, Gérard. Figures V. Paris: Seuil, 2002.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

HUSTON, Nancy. Jouer au papa et à l’amant. De l’amour des petites filles. Paris: Ramsay, 1979.

HUSTON, Nancy. Trois fois septembre. Paris: Seuil, 1989.

HUSTON, Nancy. Journal de la création. Paris: Seuil, 1990.

HUSTON, Nancy. Tombeau de Romain Gary. Arles / Montréal: Actes Sud / Leméac, 1995.

HUSTON, Nancy. Lire, mar. 2001, pp. 30-35. Entrevista concedida a Catherine Argand.

HUSTON, Nancy. Passions d’Annie Leclerc. Arles / Montréal: Actes Sud / Leméac, 2007.

HUSTON, Nancy. Romain Gary, l’insaisissable avec Nancy Huston (Emissão radiofônica). France Inter, 13 jun. 2014a. Entrevista concedida a Zoé Varier. Disponível em: https://www.franceinter.fr/emissions/l-heure-des-reveurs/l-heure-des-reveurs-13-

juin-2014. Acesso em: 24 mar. 2017.

HUSTON, Nancy. Une chambre d’échos sans fin. Europe, n. 1.022-1.023, juin-juillet 2014b, pp. 238-243. Entrevista concedida a Maxime Decout.

HUSTON, Nancy; KINSER, Samuel. A l’amour comme à la guerre. Correspondance. Paris: Seuil, 1984.

JAUSS, Hans Robert. Pour une herméneutique littéraire. Paris: Gallimard, 1988.

KRISTEVA, Julia. Comment parler à la littérature avec Roland Barthes (Conferência). “Colóquio Avec Roland Barthes”, Paris, Collège de France, 2015. Disponível em: http://www.college-de-france.fr/site/antoine-compagnon/symposium-2015-11-13-09h15.htm. Acesso em: 21 mar. 2017.

LANGLET, Irène. Les théories de l’essai littéraire dans la seconde moitié du XXe siècle. Domaines francofone, germanophone et anglophone. Synthèses et enjeux. Université de Rennes 2, Haute Bretagne, 1995. Disponível em: https://hal-unilim.archives-ouvertes.fr/tel-01246913/document. Acesso em: 10 mar. 2017.

LUKÁCS, G. Sobre a essência e a forma do ensaio: uma carta a Leo Popper. Trad. de Mario Luiz Frungillo. Revista UFG, n. 4, jun. 2008. Disponível em: https://projetos.extras.ufg.br/joomla_proec/revista_ufg/junho2008/Textos/essenciaFormaEnsaio.pdf. Acesso em: 9 mar. 2017.

MACHADO, Lia Zanotta. Gênero, um novo paradigma? Cadernos Pagu, n. 11, 1998, pp. 107-125. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8634467. Acesso em : 4 abr. 2017.

MONCOND’HUY, Dominique (org.). Le tombeau poétique en France. La Licorne, “Le tombeau poetique en france”, Poitiers, n. 29, 1994, pp. 3-16.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. 2 v. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Pensadores)

OBALDIA, Claire de. L’esprit de l’essai. De Montaigne à Borges. Trad. do inglês por Émilie Colombani. Paris: Seuil, 2005.

SEBBAR, Leïla; HUSTON, Nancy. Lettres parisiennes: autopsie de l’exil. Bernard Barrault, 1986.

STAROBINSKI, Jean. É possível definir o ensaio? Trad. Bruna Torlay. Remate de Males, v. 31, n. 1-2, 2011, pp. 13-24.

VAN TIEGHEM, Philippe. Dictionnaire des littératures. Paris: PUF, 1984.

TERRASSE, Jean. L’essai ou le pouvoir des mythes. In: DUMONT, François (org.). Approches de l’essai (Anthologie). Quebec: Nota Bene, 2003, pp. 105-135.

TIEDEMANN, Rolf. Notas do organizador da edição alemã. In: ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades / Editora 34, 2003, pp. 163-164.

VIGNEAULT, Robert. L’écriture de l’essai. Montréal: Hexagone, 1994.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.