Banner Portal
Enrique Vila-Matas, entre legível e ilegível: uma poética em forma de ficção
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Enrique Vila-Matas. Roland Barthes. Legibilidade.

Cómo citar

BERGONZONI, Gisela. Enrique Vila-Matas, entre legível e ilegível: uma poética em forma de ficção. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 2, p. 597–612, 2018. DOI: 10.20396/remate.v37i2.8648715. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8648715. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

Este artigo é uma análise de “Chet Baker piensa en su arte: ficción crítica”, de Enrique Vila-Matas, texto que, como frequentemente acontece na obra do autor espanhol, apresenta-se como um híbrido entre ensaio e novela. Contudo, ainda pouco visitado pelos estudos literários, esse texto tem um status especial na obra de Vila-Matas, configurando-se como uma poética em forma de ficção: o autor põe em cena um crítico que está tentando criar um novo gênero literário, uma mistura entre o que ele chama de escrita “ilegível” e “legível”. Faço uma aproximação entre esses conceitos e três binômios propostos por Roland Barthes em diferentes momentos de sua obra, em Le degré zero de l’écriture, em S/Z, e, sobretudo, em La préparation du roman. Segundo a leitura que proponho de “Chet Baker...”, em uma operação de mise-en-abyme, Vila-Matas se autofigura como o autor que realiza a obra malograda por seu narrador na novela.
https://doi.org/10.20396/remate.v37i2.8648715
PDF (Português (Brasil))

Citas

BARTHES, Roland. Le degré zéro de l’écriture. In: Œuvres complètes, t. I. Livres, textes, entretiens, 1942-1961. Paris: Seuil, 2002a[1953].

BARTHES, Roland. S/Z. In: Œuvres complètes, t. III. Livres, textes, entretiens, 1968-1971. Paris: Seuil, 2002b[1970].

BARTHES, Roland. La préparation du roman. Cours au Collège de France, 1978-79 et 1979-80. Paris: Seuil, 2015.

GENETTE, Gérard. Seuils. Paris: Gallimard, 1987. (Col. Poétique)

HAMON, Philippe. Note sur la notion de norme et lisibilité en stylistique. In: Littérature. L’effet littéraire, n. 14, 1974, pp. 114-122.

LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiographique. Paris: Seuil, 1975. (Col. Poétique)

TRAITS ET Portraits (Collection). [Texto de apresentação da coleção]. Colette Fellous (org.). Mercure de France [Site]. Disponível em: http://www.mercuredefrance.fr/collection-Traits_et_portraits-21-1-1-0-1.html. Acesso em: out. 2017.

VILA-MATAS, Enrique. Bartleby y compañía. Barcelona: Anagrama, 2000.

VILA-MATAS, Enrique. Dublinesca. Barcelona: Seix Barral, 2010a.

VILA-MATAS, Enrique. Perder teorías. Barcelona: Seix Barral, 2010b.

VILA-MATAS, Enrique. Chet Baker piensa en su arte: ficción crítica. In: Chet Baker piensa en su arte. Barcelona: Debolsillo, 2011a, pp. 245-345.

VILA-MATAS, Enrique. Chet Baker pense à son art: fiction critique. Trad. André Gabastou. Paris: Mercure de France, 2011b. (Col. Traits et Portraits)

BERGONZONI, Gisela. Vila-Matas pense à son art: entre l’âme et la bête, entre La critique et le récit. In: PARISOT, Yolaine; PLUVINET, Charline (orgs.). Pour un récit transnational. La fiction au défi de l’histoire immédiate. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2016.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.