Banner Portal
Disputas pela memória no ensaio argentino – o incômodo “Invierno”, de Juan José Saer
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Ensaio argentino. Juan José Saer. Literatura argentina contemporânea.

Cómo citar

CHECCHIA, Cristiane. Disputas pela memória no ensaio argentino – o incômodo “Invierno”, de Juan José Saer. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 2, p. 697–719, 2018. DOI: 10.20396/remate.v37i2.8648795. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8648795. Acesso em: 19 may. 2024.

Resumen

Publicado originalmente em 1991, El río sin orillas, do escritor argentino Juan José Saer (1937-2005), configura-se como uma obra bastante singular dentre a vasta produção do autor: ainda que admita não se tratar de obra “voluntariamente ficcional”, Saer recusa reiteradamente reconhecê-lo como ensaio, preferindo antes a denominação esquiva de “tratado imaginário” e descrevendo-o como um “híbrido sem gênero definido”. No presente artigo, propõe-se a análise do polêmico e incômodo capítulo “Invierno”, de El río sin orillas, no qual se acentuará uma linha bastante pronunciada que distanciará a voz do ensaísta da voz do escritor de ficções. Em “Invierno”, a história da formação da sociedade argentina, bem como a história recente do país são revistas a partir de um posicionamento específico, pelo qual o autor se insere polemicamente no campo político argentino, inclusive às custas da verve literária do texto que predomina no restante do livro. A leitura de “Invierno” será contrastada com alguns relatos ficcionais de Saer, de modo a evidenciar-se a diferença de tratamentos do topos da violência e da política na ficção e no ensaio. Espera-se, por um lado, que este trabalho permita uma aproximação crítica a questões nucleares do projeto estético saeriano, mas também, e por outro lado, que torne possível uma reflexão mais ampla acerca das tensões envolvidas nas disputas pela memória do passado recente argentino e da forma como o ensaio é convocado a participar desse conflito.
https://doi.org/10.20396/remate.v37i2.8648795
PDF (Português (Brasil))

Citas

ABBATE, Florencia. La historia en las ficciones de Saer. In: SAER, J.J. Glosa / El entenado – edición crítica. Julio Premat (org.). Poitiers / Córdoba: CRLA – Archivos / Alción Editora, 2010, pp. 667-682.

CAVAROZZI, Marcelo. Autoritarismo y democracia (1955-1996) – la transición del Estado al mercado en la Argentina. Buenos Aires: Ariel, 1997.

CHECCHIA, Cristiane. Identidade e violência na literatura argentina: uma leitura de “El camino de la costa”, de Juan José Saer. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte: UFMG, 2009, pp. 1-10.

COLOMBI, Beatriz. Representaciones del ensayista. Cuadernos de Recienvenido (USP-FFLCH), São Paulo, n. 26, n. 19. 2004, pp. 5-18. Disponível em: http://dlm.fflch.usp.br/sites/dlm.fflch.usp.br/files/00%20Cuadernos%2026.pdf. Acesso em: 20 ago. 2017.

DALMARONI, Miguel. El deseo, el relato, el juicio. In: Tramas, para leer la literatura argentina. Córdoba: Centro de Investigaciones Literarias y Sociales, 1999, pp. 35-42.

DALMARONI, Miguel.; MERBILHAÁ, Margarita. “Un azar convertido en don” – Juan José Saer y el relato de la percepcón. In: JITRIK, Noé (org.). Historia crítica de la literatura argentina, v. 11. Buenos Aires: Emecé, 1999, pp. 321-343.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

GRAMUGLIO, Maria Teresa. Estética y política. Punto de Vista, ano IX, n. 26, abr. 1986, pp.2-3. Disponível em: http://www.ahira.com.ar/ revistas/pdv/21/pdv26.pdf. Acesso em: 20 ago. 2017.

IANNI, Octavio. O colapso do populismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

MARTÍNEZ ESTRADA, Ezequiel. Radiografía de la Pampa. Madri: ALLCA XX, 1996. (Colección Archivos, v. 19)

RICHARD, Nelly. Intervenções críticas – arte, cultura, gênero e política. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

RIERA, Gabriel. Littoral of the Letter. Saer’s Art of Narration. Lewisburg: Bucknell University Presses, 2006.

SABATÉS, Paula. Los artistas contra Lopérfido. Página/12, 22 maio 2016 (on-line). Disponível em: https://www.pagina12.com.ar/diario/sociedad/3-299962-2016-05-22.html. Acesso em: 20 ago. 2017.

SAER, Juan José. La vuelta completa. Rosario: Ed. Biblioteca Polpular Constancio C. Vigil, 1966.

SAER, Juan José. La pesquisa. Buenos Aires: Seix Barral, 1997.

SAER, Juan José. La narración-objeto. Buenos Aires: Seix Barral, 1999.

SAER, Juan José. El río sin orillas. Buenos Aires: Seix Barral, 2003[1991].

SAER, Juan José. El concepto de ficción. Buenos Aires: Seix Barral, 2004.

SAER, Juan José. Trabajos. Buenos Aires: Seix Barral, 2005.

SAER, Juan José. Cuentos completos (1957-2000). Buenos Aires: Seix Barral, 2006.

SAER, Juan José. Glosa. Buenos Aires: Seix Barral, 2010.

SELIGMANN-SILVA, Marcio. Imagens precárias: inscrições tênues de violência ditatorial no Brasil. In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 43, 2014, pp. 13-34.

SONDERÉGUER, María. Los relatos sobre el pasado reciente en Argentina: una política de la memoria. In: Observatorio memoria y praxis social en derechos humanos, Universidad Nacional de Quilmes, Iberoamericana, n. 1 (segunda etapa) AméricaLatina-España-Portugal. Madrid, 2001, pp. 12-13. Disponível em: http://www.observatoriomemoria.unq.edu.ar/publicaciones/iberoamericana.pdf. Acesso

em: 10 abr. 2017.

VIDAL, Paloma. A história em seus restos – literatura e exílio no cone sul. São Paulo: Annablume, 2004.

VIDAL, Paloma. Memória em desconstrução: da ditadura à pós-ditadura. Alea, v. 8, n. 2, jul.-dez, 2006, pp. 249-261. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2006000200007. Acesso em: 10 abr. 2017.

WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

WEINBERG, Liliana. Situación del ensayo. México: UNAM, 2006.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.