Banner Portal
“La catedral y el río”: Sobre Ocnos, de Luis Cernuda
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Luis Cernuda. Ocnos. Texto Oracular.

Cómo citar

FORNERON, Ivan Martucci. “La catedral y el río”: Sobre Ocnos, de Luis Cernuda. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 2, p. 721–743, 2018. DOI: 10.20396/remate.v37i2.8649151. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8649151. Acesso em: 20 may. 2024.

Resumen

O artigo procura apresentar Ocnos, última obra do poeta espanhol Luis Cernuda (1902-1963), a partir dos elementos constitutivos de um dos seus capítulos/cantos/fragmentos, intitulado “La catedral y el río”. A composição do referido texto –  e de todo o livro –  incorpora traços de crônica, poesia, memória, relato, carta, fragmento, écfrase e conto. Seu caráter formal instável insere a obra num campo de difícil demarcação – categoria ou gênero literário –, por isso quase sempre é reduzida como obra literária, quando se lhe atribui a etiqueta de prosa poética, de memória e afins, deixando de considerar que uma obra, ao repelir rótulos, ainda que não sejam depreciativos, reafirma a potência literária do contraditório e do inominável.
https://doi.org/10.20396/remate.v37i2.8649151
PDF (Português (Brasil))

Citas

APULEIO, Lúcio. O asno de ouro. Trad. Ruth Guimarães. Cultrix: São Paulo, 1985.

BERGAMÍN, José. Fronteras infernales de la poesía. Madrid: Huerga y Fierro Editores, 2008.

CERNUDA, Luis. Epistolario 1924-1963. Edición de James Valender. Madrid: Residencia de Estudiantes, 2003.

CERNUDA, Luis. Poesía completa. Madrid: Siruela, 2005.

CERNUDA, Luis. Poetas en la España leal. In: Prosa II. Madrid: Siruela, 2002[1937], pp. 123-126.

CERNUDA, Luis. Palabras antes de una lectura. In: Prosa I. Madrid: Siruela, 2002[1935], pp. 601-606.

FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos. In: Obras completas. V. XI. Rio de Janeiro: Imago, 2006[1910], pp. 73-141.

GOETHE, Johann Wolfgang. Escritos sobre arte. Trad. Marco Aurélio Werle. São Paulo: Humanitas / Imprensa Oficial, 2008.

HAMBURGER, Michael. A verdade da poesia. Tensões na poesia modernista desde Baudelaire. São Paulo: Cosac e Naify, 2007.

JIMÉNEZ, Juan Ramón. Platero y yo. Madrid: Cátedra, 2006.

MUHANA, Adma. Poesia e pintura ou pintura e poesia. Tratado seiscentista de Manuel Pires de Almeida. Trad. do Latim de João Ângelo Oliva Neto. São Paulo: Edusp, 2002, pp. 78-80.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.