Banner Portal
O “Black Ocean” azul
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Kalapani. Oceano Índico. Coolitude.

Cómo citar

FENDLER, Ute. O “Black Ocean” azul. Remate de Males, Campinas, SP, v. 38, n. 1, p. 42–53, 2018. DOI: 10.20396/remate.v38i1.8651341. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8651341. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumen

Na região do Oceano Índico é comum a imagem de uma paisagem paradisíaca com um mar azul. Mas no contexto das narrativas, o motivo do “kalapani”, o mar preto em hindi, está muito presente. Este artigo propõe-se reflectir sobre a utilização do oceano como metáfora a partir de uma estética da literatura, baseada em motivos oceânicos, nomeadamente a partir de trabalhos sobre a “poetização do mar” e “a poética do barco”. Nas ilhas do Oceano Índico de língua francesa, os escritores propõem conceitos novos para reflectir sobre a diversidade de ideias e de conceitos presentes nessas ilhas, como é o caso de Khal Torabully com o conceito “coolitude” e a ideia da identidade de “coral”. Este ensaio convida a algumas reflexões sobre esses conceitos, figurados nos romances de Nathacha Appanah, Ananda Devi (Ilhas Maurícias) e Carlos de Souza (Ilha da Reunião), que desenvolvem de maneira exemplar uma estética oceânica.
https://doi.org/10.20396/remate.v38i1.8651341
PDF (Português (Brasil))

Citas

APPANAH, Nathacha. Rochers de poudre d’or. Paris: Gallimard, 2003.

APPANAH, Nathacha. Blue Bay Palace. Paris: Gallimard, 2004.

APPANAH, Nathacha. Tropique de la violence. Paris: Gallimard, 2016.

BACHMANN-MEDICK, Doris (Ed.). The Trans/National Study of Culture. A Transnational Perspective. Berlim: De Gruyter, 2014.

BADIOU, Alain. Le cinéma comme expérimentation philosophique. In: Alain Badiou: Cinéma. Textes rassemblés et présentés par Antoine de Baecque. Paris: Nova Éditions, 2010, pp. 323-374.

BERNABÉ, Jean; CHAMOISEAU, Patrick; CONFIANT, Raphael. Eloge de la Créolité. Paris: Gallimard, 1993[1989].

BRAGARD, Véronique. Transoceanic Dialogues: Coolitude in Caribbean and Indian Ocean Literatures. Frankfurt am Main: Lang, 2008.

CARPENTIER, Pierre. Khal Torabully, le poète mauricien à l’origine de la coolitude évoque Édouard Glissant. Disponível em: https://blogs.mediapart.fr/pierre-carpentier/blog/040216/khal-torabully-le-poete-mauricien-lorigine-de-la-coolitude-evoque-edouard-glissant. Acesso em: 29 dez. 2017.

CARTER, Marina; TORABULLY, Khal. Coolitude. An Anthhology of the Indian Labour Diaspora. Londres: Anthem Press, 2002.

DEVI, Ananda. Soupir. Paris: Gallimard, 2002.

DEVI, Ananda. Ève de ses décombres. Paris: Gallimard, 2006.

DOSORUTH, Sonia Dosoruth. La poétisation de la mer dans Les rochers de poudre d’or de Nathacha Appanah: une esthétisation de l’imaginaire? Les Cahiers du Grelcef (Coord. Rohini Bannerjee), “Les espaces divers de la coolitude”, n. 5, 2013, pp. 55-72.

FENDLER, Ute. “Indianité” in der Créolité – eine Minderheit in der Minderheit. In: KATTENBUSCH, Dieter (Ed.). Kulturkontakt und Sprachkonflikt in der Romania. Wien: Braumüller, 1997, pp. 111-126. (Col. Ethnos 50)

FENDLER, Ute. Créolité et Créolie – ou Créoli(t)é – deux concepts insulaires ou une théorie commune de la diversité culturelle. In: DION, Robert; LÜSEBRINK, Hans-Jürgen (Eds.). Ecrire en langue étrangère. Montréal: Nota Bene, 2002, pp. 185-205.

FENDLER, Ute. Fabulating the Indian Ocean – An Emerging Network of Imaginaries. In: MANN, Michael; PHAF-RHEINBERGER, Ineke (Eds.). Beyond the Line. Cultural Narrations of the Southern Oceans. Berlim: Neofelis, 2014, pp. 179-198.

GLISSANT, Edouard. Poétique de la relation (Poétique III). Paris: Gallimard, 1990.

GLISSANT, Edouard. Traité du tout-monde (Poétique IV). Paris: Gallimard, 1997.

GUPTA, Pamela. Some (not so) Lost Aquatic Traditions. Interventions, v. 16, n. 6, 2014, pp. 854-76.

HARROW, Kenneth W. Trash. African Cinema from Below. Bloomington/Indiana: Indiana UP, 2013.

LAKOFF, George; HANSON, Mark. Metaphors We Live by. Chicago: University of Chicago Press, 2003.

LIONNET, Françoise. Cosmoplitan or Creole Lives? Globalized Oceans, Insular Identities. In: The Known and the Uncertain. Creole Cosmopolitics of the Indian Ocean. Paris: L’Atelier d’Ecriture (Maurice), 2012, pp. 58-124.

PODDAR, Namrata. La poétique du bateau dans la fiction mauricienne. Itinéraires [on-line], 2009. Disponível em: http://itineraires.revues.org/276. Acesso em: 2 out. 2016.

SAM-LONG, Jean-Francois. De l’élégie à la créolie. St. Denis: Eds. Udir, 1989.

SOUZA, Carl de. Ceux qu’on jette à la mer. Paris: Editions de l’Olivier, 2001.

STAM, Robert. Hybridity and the Aesthetics of Garbage: The Case of Brazilian Cinema. Estudios Interdisciplinarios de América Latina y el Caribe, v. 9, n. 1, 2010[1997]. Disponível em: http://www7.tau.ac.il/ojs/index.php/eial/article/view/1091/1123.

TORABULLY, Khal. Chair corail, fragments coolies. Matoury: Ibis Rouge, 2006.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.