Banner Portal
E então, por que o Índico?
PDF

Palavras-chave

Espaços Transnacionais. Oceano Índico

Como Citar

LEITE, Ana Mafalda; FALCONI, Jessica; BRUGIONI, Elena. E então, por que o Índico?. Remate de Males, Campinas, SP, v. 38, n. 1, p. 1–9, 2018. DOI: 10.20396/remate.v38i1.8652161. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8652161. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O dossiê temático “Espaços transnacionais: narrativas do Oceano Índico” que aqui se apresenta constitui um dos resultados das pesquisas e das colaborações científicas e institucionais desenvolvidas no âmbito de dois projetos atualmente em curso na Universidade de Lisboa (Portugal) e na Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Em ambos os casos os projetos se situam na área dos Estudos do Oceano Índico (Indian Ocean Studies), desdobrando-se em diversos campos do saber, e incluem o estudo e a análise cultural de diversos contextos geográficos e espaciais, nomeadamente: África, Ásia e Europa.

https://doi.org/10.20396/remate.v38i1.8652161
PDF

Referências

ADEJUNMOBI, Moradewun. (2009). “Claiming the Field. Africa and the Space of Indian Ocean Literature” Callaloo 32.4 (2009) 1247–1261

AHMAD, Aijaz (2002) Linhagens do Presente. Ensaios. Sao Paulo: Boitempo Editorial

ALPERS, Edward. (2009). East Africa and the Indian Ocean. Princeton: Markus Wiener Publishers.

BORGES COELHO, João Paulo. (2005). Índicos Indícios I – Setentrião. Lisboa: Caminho.

BOSE, Sugata. (2006). A Hundred Horizons: The Indian Ocean in an Age of Global Empire. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.

DERRIDA, Jaques. (1967). De la grammatologie. Paris: Éditions de Minuit.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. (2012). A Sociedade sem Relato. Antropologia e Estética da Iminência. São Paulo: EDUSP.

GHOSH, Devleena & Stephen Muecke. (eds.) (2007). Cultures of Trade: Indian Ocean Exchanges. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing.

HOFMEYR, Isabel. (2007). “The Black Atlantic meets The Indian Ocean: Forging New Paradigms for transnationalism for the Global South. Literary and Cultural Perspectives”, Social Dynamics: A Journal of African Studies, 33(2), 3–32. DOI: https://doi.org/10.1080/02533950708628759

HOUNTONDJI, Paulin. (2002). The Struggle for Meaning: Reflections on Philosophy, Culture, and Democracy in Africa. Athens: Ohio University Center for International Studies.

HOUNTONDJI, Paulin(ed.) (1997). Endogenous Knowledge: Research Trails. Dakar: CODESRIA.

LAZARUS, Neil. (2011). “What postcolonial theory doesn’t say”, Race & Class, Vol. 53(1): 3–27

LIONNET, Françoise. (2005). “Transcolonial Translations: Shakespeare in Mauritius” in Lionnet, Françoise & Shu-mei Shih (2005). Minor Transnationalism. Durham and London: Duke University Press, pp. 201-222.

LIONNET, Françoise & Shu-mei Shih. (2005). Minor Transnationalism. Durham and London: Duke University Press

MENESES, Maria Paula. (2012). “Nação e narrativas pós-coloniais: interrogações em torno dos processos identitários em Moçambique”. Em: LEITE, Ana Mafalda, Hilary OWEN,

Rita, CHAVES & Livia APA. (Eds.). Nação e narrativa Pós-Colonial I. Angola e Moçambique. Ensaios. Lisboa: Colibri, pp. 311-322.

PEARSON, Michael N. (2011). “History of the Indian Ocean: a Review Essay”, WASAFIRI, 26 (2), pp. 78-99.

PEARSON, Michael N. (2003). The Indian Ocean. London: Routledge.

SAMUELSON, Meg. (2010). “Making Home on the Indian Ocean Rim. Relocations in South African Literatures”. Em: MOORTHY, Shanti & Ashraf Jamal (Eds.): Indian Ocean Studies: Cultural, Social, and Political Perspectives. New York: Routledge, pp. 298-317.

SASSEN, Saskia. (2000). “Spatialities and Temporalities of the Global: Elements for a Theorization”. Public Culture 12.1 (2000): 215-232.

SAID, Edward W. (1993). Culture and Imperialism. New York: Vintage Books.

SAID, Edward W. (2004). Humanism and Democratic Criticism. New York: Palgrave.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. (2003). Death of a Discipline. New York: Columbia University Press.

STEINBERG, Philip E. (2001). The Social Construction of the Ocean. Cambridge: Cambridge University Press

STEINBERG, Philip E. Comentador Convidado (Guest commentator) Aquatopia Exhibit, Nottingham Contemporary, 2013.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.