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As agonias do poema
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Palavras-chave

Murilo Mendes
Agôn
Desarticulação.

Como Citar

ROCHA, Wesley Thales de Almeida. As agonias do poema: a confusão de estilemas da arte moderna na poética de Murilo Mendes. Remate de Males, Campinas, SP, v. 39, n. 1, p. 337–362, 2019. DOI: 10.20396/remate.v39i1.8654002. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8654002. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Para manifestar as dualidades e os contrastes que marcam sua subjetividade e sua visão de mundo, Murilo Mendes realiza a sua poesia a partir de certos procedimentos e recursos configuradores de uma poética agônica. Ele faz vibrar na linguagem e na organização do verso o senso de tensão e de desarticulação que marca a experiência existencial e histórica em expressão no poema. Este texto aborda procedimentos artísticos recorrentemente empregados pelo poeta na realização dessa poética, bem como a relação entre esses recursos estilísticos e correntes da arte moderna: no que diz respeito ao verso, o complexo de cortes e justaposições a que ele é submetido, na linha de obras como a de Rimbaud; no plano da sonoridade e do ritmo, as dissonâncias, que lembram a música contrapontística e atonal do Dodecafonismo; e, quanto à imagem, a técnica da colagem oriunda do Surrealismo e o jogo contrastante entre elementos de realidades díspares que ela implica.

https://doi.org/10.20396/remate.v39i1.8654002
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