Banner Portal
Walter Benajmin e os sistemas de escritura
PDF

Palavras-chave

Walter Benjamin. Teoria Literária.

Como Citar

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Walter Benajmin e os sistemas de escritura. Remate de Males, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 181–211, 2012. DOI: 10.20396/remate.v22i2.8636165. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636165. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

-
https://doi.org/10.20396/remate.v22i2.8636165
PDF

Referências

BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften, org. por R. Tiedemann, Frankfurt a.M.: Suhrkamp (citado apenas pelo número do volume seguido do número da página), 1972-89.

BENJAMIN, Walter. O Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão, tradução M. Seligmann-Silva, São Paulo: Iluminuras/EDUSP (Coleção Biblioteca Pólen), 1993.

BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão, trad. S.P. Rouanet, São Paulo: Brasiliense (citado como ODBA), 1984.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política, trad. S.P. Rouanet, S. Paulo: Brasiliense (citado como OE I), 1985.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II: Rua de Mão única, trad. R.R. Torres Filho e J. Barbosa, São Paulo: Brasiliense (citado como OE II), 1987.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire, um Lírico no Auge do Capitalismo, trad. J. Barbosa e H. Baptista, São Paulo: Brasiliense, 1989 (citado como OE III), 1989.

ASSMANN, Aleida. Erinnerungsräume. Formen und Wandlungen des kulturellen Gedächtnisses, Muenchen: Beck, 1999.

ASSMANN, Jan. “Hieroglyphen als mnemotechnisches System. William Warburton und die Grammatologie des 18. Jahrhunderts”, in Seelenmachinen. Gat tungstraditionen, Funktionen und Leistungsgrenzen der Mnemotechniken vom späten Mittelalter bis zum Beginn der Moderne, org. por Jörg Berns e Wolfgang Neuber, Wien/Köln/Weimar: Böhlau, 2000.

BOLTANSKI, Christian. “Interview to Tamar Garb”, in Didier Semin, Tamar Garb, Donald Kuspit, Christian Boltanski, London: Phaidon, 1997.

CELAN, Paul. Die Gedichte aus dem Nachlass, Frankfurt a.M., Suhrkamp, 1997.

CHENG, François. Vide et plein. Le langage pictural chinois, Paris: Seuil, 1991.

HANKAMER, Paul. Die Sprache. Ihr Begriff und ihre Deutung im sechzehnten und siebzehnten Jahrhundert, Bonn (reedição: Hildesheim: Georg Olms, 1965), 1927.

HARTMAN, Geoffrey. “Apprendre des survivants: remarques sur l’histoire orale et les archives vidéo de témoignages sur l’holocauste à l’université de Yale”, Le monde Juif, nº 150 (“Témoigner et Transmettre”), janvier-avril 1994, pp. 67-84, 1994.

HARTMAN, Geoffrey. The Longest Shadow: In the Aftermath of the Holocaust, Bloomington: Indiana University Press, 1996.

KLEIN, Wolf Peter. Am Anfang war das Wort. Theorie- und wissenschaftsgeschichtliche Elemente frühzeitlichen Sprachbewusstseins, Berlin: Akademie Verlag, 1992.

KÖHN, Eckhardt. “Sammler”, in Benjamins Begriffe, org. M. Opitz e E. Wizisla, Frankfurt a.M.: Suhrkamp, vol. II, pp. 695-724, 2000.

LANGER, Lawrence L.. Holocaust Testimonies. The Ruins of Memory. New Haven/ London: Yale UP, 1991.

LESSING, G.E.. Laocoonte. Ou sobre as Fronteiras da Poesia e da Pintura, introdução, tradução e notas M. Seligmann-Silva, São Paulo: Iluminuras/Secretaria de Estado da Cultura (Coleção Biblioteca Pólen), 1998.

MENKE, Bettine. Sprachfiguren. Name – Allegorie – Bild nach Walter Benjamin, München: Fink, 1991.

NIETZSCHE. “Von Nutzen und ¬Nachteil des Historie für das Leben”, Unzeigemässe Betrachtungen, in Kritische Studienausgabe, org. G. Colli e M. Montinari, München, Berlin: DTV, de Gruyter, vol. I, 1988.

NOVALIS. Werke, Tagebücher und Briefe, org. por H.-J. Mähl e R. Samuel, München: Hanser, três vols, 1978.

PARVULESCO, Marguerite-Marie. “Calligraphie, peinture et poésie dans la peinture de lettrés”, Equinoxe 17/18, printemps 2000, 137-143, 2000.

RICOEUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli, Paris: Seuil, 2000.

SALZMAN, Lisa. Anselm Kiefer and the art after Auschwitz, Cambridge, 1999.

SCHLEGEL, Friedrich. Kritische Friedrich Schlegel Ausgabe, org. por Ernst Behler, Muenchen/Paderborn/Wien: Ferdinand Schoningh, 1958 ss..

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Ler o Livro do Mundo. Walter Benjamin: romantismo e crítica poética, São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 1999.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Double bind: Walter Benjamin, a Tradução como Modelo de Criação absoluta e como Crítica”, in Leituras de Walter Benjamin, org. por M. SeligmannSilva, São Paulo: Annablume/FAPESP, pp. 15-46, 1999a.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. “História como Trauma”, in M. Seligmann-Silva e A. Nestrovski (org.) Catástrofe e Representação, São Paulo: Escuta, 2000, pp. 73-98, 2000.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. “A catástrofe do cotidiano, a apocalíptica e a redentora: sobre Walter Benjamin e a escritura da memória”, in Mimesis e expressão, org. por Virgínia Figueiredo e Rodrigo Duarte, Belo Horizonte, Editora da UFMG, pp. 364-380, 2001.

VANDIER-Nicolas, Nicole. Art et sagesse en Chine, Paris: PUF, 1985.

WEIGEL, Sigrid. Body- and Image-space: Re-reading Walter Benjamin, London: Routledge, 1996.

WEINRICH, Harald. Lethe. Kunst und Kritik des Vergessens, München: C.H. Beck, 1997.

WERNER, U. . Textgräber. Paul Celan geologische Lyrik, Fink, 1998.

YATES, Francis A. Art of Memory, University of Chicago Press, 1974.

YOUNG, James . At Memory’s Edge. After-Images of the Holocaust in Contemporary Art and Architecture, New Haven/London: Yale UP, 2000.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.