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"Harmonias do inferno"
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Palavras-chave

Poesia
Música
Antilirismo.

Como Citar

VERAS, Eduardo. "Harmonias do inferno": Baudelaire e a crise do paradigma musical. Remate de Males, Campinas, SP, v. 39, n. 1, p. 301–320, 2019. DOI: 10.20396/remate.v39i1.8653546. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8653546. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo propõe uma análise da relação problemática que a poesia de Baudelaire estabelece com a música. Pretendemos mostrar como o poeta dramatiza a desestruturação da linguagem poética tradicional pela adesão a uma retórica da desarmonia, da dissonância e do baraulho, sem contudo se render à completa falência do poético. Nesse sendito, a presença do barulho no seio de uma poética nostálgica da harmonia se dá como elemento de tensão oximórica muito mais que como saída definitiva do universo da poesia, regida, até o início do século XX, pelo paradigma musical do lirismo.

https://doi.org/10.20396/remate.v39i1.8653546
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Referências

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