Banner Portal
A educação no corpo: as torturas da infância. Breve análise dos corpos produzidos pelo patriarcalismo brasileiro na obra "Infância" de Graciliano Ramos
PDF

Palavras-chave

Corpo. Educação. Patriarcalismo.

Como Citar

FONTANA, Roseli Aparecida Cação; PINTO, Ana Lúcia Guedes. A educação no corpo: as torturas da infância. Breve análise dos corpos produzidos pelo patriarcalismo brasileiro na obra "Infância" de Graciliano Ramos. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 85–100, 2006. DOI: 10.20396/resgate.v11i12.8645600. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645600. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Propomo-nos, neste trabalho, a realizar uma análise dos corpos rpoduzidos pelo patriarcalismo brasileiro, a partir da obra Infância de Graciliano Ramos. Trabalhando nas interfaces entre a história cultural, a antropologia e a linguagem, pretendemos focalizar a pedagogia sádica, através da qual os signos do patriarcalismo, baseados na distância entre o menino e o homem - distância em termos de condição humana - inscreveram-se nos corpos de pais e filhos, tanto como práticas de assujeitamento quanto de resistência ao aniquilimento. Como nos interessa uma aproximação da materialização dessa pedagogia nas relações sociais vividas, optamos pela literatura como documento.
https://doi.org/10.20396/resgate.v11i12.8645600
PDF

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.