Banner Portal
O sagrado e o narrado: memória e identidade nas comunidades religiosas afro-brasileiras
PDF

Palavras-chave

Candomblé. Escritura. Identidade.

Como Citar

SILVA, Vagner Gonçalves da Gomes do Amaral. O sagrado e o narrado: memória e identidade nas comunidades religiosas afro-brasileiras. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 93–104, 2006. DOI: 10.20396/resgate.v12i13.8645614. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645614. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa as expressões escritas existentes nas religiões afro brasileiras, com atenção especial dirigida ao Camdomblé. A importância da comunicação escrita para tais religiões não tem sido muito expressiva, com a tradição oral sendo muito mais importante. No entanto, tal situação tem experimentado uma mudança considerável ultimamente, com uma importância crescente dada à linguagem escrita. O estudo focaliza, em particular, os textos produzidos por tais grupos religiosos. Ele presta atenção especial na incorporação das muitas pesquisas produzidas por etnólogos sobre os grupos e seus rituais. Consequentemente, o estudo lida também com o processo de legitimação cultural que tais procedimentos conferem a estas religiões e grupos sociais.
https://doi.org/10.20396/resgate.v12i13.8645614
PDF

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.