Banner Portal
O samba paulista e suas histórias: textos, depoimentos orais, músicas e imagens na reconstrução da trajetória de uma manifestação da cultura popular paulista
PDF

Palavras-chave

Samba rural paulista. Batuque de umbigada. Samba de bumbo campineiro.

Como Citar

SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes von. O samba paulista e suas histórias: textos, depoimentos orais, músicas e imagens na reconstrução da trajetória de uma manifestação da cultura popular paulista. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 9–34, 2007. DOI: 10.20396/resgate.v15i16.8645648. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645648. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A origem do samba rural, uma manifestção tipicamente paulista, estaria no Jongo, dança ritual realizada nas fazendas de cana desde o século XVIII, mesclado ao samba de roda, trazido por escravos crioulos importados do Nordeste pelos cafeicultores da região de Campinas, após 1850. Dessa junção surgiram tanto o batuque de umbigada de Piracicaba, Tietê e Capivari como o samba de bumbo campineiro. Focaliza-se a manutenção dessa tradição, através de associações de várias cidades dedicadas ao batuque de umbigada e por grupos mais recentes, que recriam as danças ou cantam e passam a compor sambas baseados na ancestralidade afro-brasileira.
https://doi.org/10.20396/resgate.v15i16.8645648
PDF

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.