Banner Portal
Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagem
PDF

Palavras-chave

Fotografia. História. Memória.

Como Citar

ABREU, Elane. Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagem. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 11–26, 2010. DOI: 10.20396/resgate.v18i19.8645676. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645676. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Lembrar e esquecer, mostrar e ocultar são verbos de uma dinâmica fotográfica e histórica que tende a encarar o tempo como descontínuo. Com base no pensamento benjaminiano acerca da relação entre imagem e história, é feita uma leitura do trabalho do artista francês Christian Boltanski, que se destaca por trazer à tona a idéia de “monumento” desligada de nomes de grande relevância social. As “pequenas memórias” de que o artista trata em suas imagens se dirigem a dos inúmeros anônimos que, como rastros frágeis, permanecem ocultos ante à força monumental do historicismo.
https://doi.org/10.20396/resgate.v18i19.8645676
PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. (Obras escolhidas, v. 1). São Paulo: Brasiliense, 1994a.

AGAMBEN, Giorgio. Rua de Mão Única. (Obras escolhidas, v. 2). São Paulo: Brasiliense, 1995.

AGAMBEN, Giorgio. Charles Baudelaire: Um Lírico no Auge do Capitalismo. (Obras escolhidas, v. 3). São Paulo: Brasiliense, 1994b.

AGAMBEN, Giorgio. Origem do Drama Barroco Alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

AGAMBEN, Giorgio. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa oficial, 2007.

BOLTANSKI, Christian. “La petite mémoire”. In: Catalogue du Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, 1998. Fragmento compilado em Dossiers pédagogique do Centro Georges Pompidou. Disponível em: http://www.centrepompidou.fr/education/ressources/ENS-boltanski/ENS-boltanski.htm. Acesso em: 29 out. 2009

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

GAGNEBIN, Jeanne. “Verdade e Memória do Passado”. Projeto História - Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História da PUC-SP, São Paulo, n. 17, p. 213-221, nov. 1998.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.

MYRRHA, Lais. “Sobre as possibilidades da impermanência: fotografia e monumento”. 2007. 140 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

NORA, Pierre. “Entre memória e história: a problemática dos lugares”. Projeto História - Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História da PUC-SP, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

SCHRAENEN, Guy. “Christian Boltanski: a memória do esquecimento”. Disponível em: ttp://www.serralves.pt/gca/index.php?id=441. Acesso em: 30 ago. 2009.

TAGG, John. El Peso de la Representación. Barcelona: Gustavo Gili, 2005

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.