Resumo
As Fotobiografias de pessoas idosas apresentadas neste estudo nasceram de uma proposta metodológica a qual, sem desprezar o verbal, priorizou e deu confiança ao trabalho das imagens. Por serem carregadas de memórias, elas, as imagens puderam, diferentemente do verbal, “refletir” e “pensar”, “redescobrir” e “esquecer” a memória de pessoas idosas. A pesquisa desenvolveu etapas de um percurso metodológico de natureza visual trabalhando com conjuntos fotográficos compostos por 20, 10 e três fotografias. Cinco Fotobiografias acompanham o estudo e nelas, o verbal e o visual guardam em si, relevância singular, isto é, partilham diferentemente uma mesma tarefa: representar a vida de uma pessoa idosa como um pequeno filme, que ela monta, desmonta ou remonta.Referências
BARTEHS, Roland. La Chambre Claire. Note Sur la Photographie. Paris: Cahiers du Cinéma-Gallimard- Seuil, 1980. [versão portuguesa: A Câmara Clara. Nota Sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2 ª ed., 1984].
BARTEHS, Roland. “O terceiro sentido”, In: O Óbvio e o Obtuso: Ensaios Críticos III. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976. [original francês: 1970].
BRUNO, Fabiana. “Retratos da velhice: um duplo percurso metodológico e cognitivo”. 2003. 309p. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
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