Banner Portal
Gonzaga Duque e a fotografia
PDF

Palavras-chave

Gonzaga Duque. Fotografia. Obra de arte-fotografia.

Como Citar

GONÇALVES, Cássia Denise. Gonzaga Duque e a fotografia. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 87–103, 2010. DOI: 10.20396/resgate.v18i19.8645680. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645680. Acesso em: 11 dez. 2024.

Resumo

O artigo trata da presença da fotografia nos escritos do crítico literário e de artes plásticas, contista e autor de romance Luiz Gonzaga Duque Estrada (1863-1911) a partir da qual é esboçada uma possível “imagem” que este possuía acerca do papel da fotografia nas artes plásticas. Nas obras consultadas não foi localizada uma análise específica de Gonzaga Duque sobre a fotografia, mas entradas que, direta ou indiretamente, apontam para o assunto em questão. Esta ausência chama atenção, pois a maior parte dos seus escritos corresponde a um período – entre o final do século XIX e a primeira década do século XX – no qual a imagem fotográfica já havia sido incorporada ao universo das artes visuais, seja como parte do processo de composição das obras, seja como meio de documentação e difusão da arte: a fotografia da obra de arte.
https://doi.org/10.20396/resgate.v18i19.8645680
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: Do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

EULALIO, Alexandre. “O século XIX: tradição e ruptura”. In: EULALIO, Alexandre. Escritos. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Editora Unesp. p.138- 162.

BAUDELAIRE, Charles. “Salão de 1859”. In: BAUDELAIRE, Charles. A Modernidade de Baudelaire – Textos Inéditos Selecionados por Teixeira Coelho. São Paulo: Paz e Terra, 1988. p.59-157.

BENJAMIM, Walter. “A obra de arte no tempo de suas técnicas de reprodução”. In: Velho, Gilberto (Org.). Sociologia da Arte. [Rio de Janeiro, 1969]. p.19.

CAFFIN, Charles H. “La fotografía como una de las bellas artes (1901)”. In: FONTCUBERTA, Joan (Ed.). Estética Fotográfica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2003. p. 89-104.

CORBIN, Alain. “O segredo do indivíduo”. In: PERROT, Michelle (Org.). História da Vida Privada, 4: Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p.419-501.

DUQUE, Gonzaga. Graves & Frívolos: Por Assunto de Arte. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997.

DUQUE, Gonzaga.; estudo introdutório Vera Lins; estabelecimento do texto Júlio Castañon Guimarães. Horto de Mágoas. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1996. (Biblioteca Carioca, 40. Série Literatura).

DUQUE, Gonzaga. A Arte Brasileira. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

DUQUE, Gonzaga. Mocidade Morta. São Paulo: Editora Três, 1973.

DUQUE, Gonzaga. Contemporaneos: Pintores e Esculptores. Rio de Janeiro: Typ. Benedicto de Souza, 1929.

EMERSON, Peter Henry. “Fotografía naturalista (1889)”. In: FONTCUBERTA, Joan (Ed.). Estética Fotográfica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2003. p. 65-79.

FABRIS, Annateresa. “A fotografia e a reprodutibilidade da obra de arte”. In: Arte em São Paulo, n.12, nov. 1982. n.p.

FABRIS, Annateresa. “A fotografia e o sistema de representação simbólica”. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: Usos e Funções no Século XIX. São Paulo: EDUSP, 1991. (Texto & Arte, 3). p. 173-198.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma Possível Filosofia da Fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. (Conexões, 14).

FREUND, Gisèle. Photographie et Societé. Paris: Édition du Seuil, 1974.

LINS, Vera. “Linhas cruzadas: decifrando o arquivo de Gonzaga Duque. Fundação Casa de Rui Barbosa”. Disponível no site: http://www.casaruibarbosa.gov.br

PINET, Hélène. Rodin et la Photographie. Paris: Gallimard; Musée Rodin, 2007.

SCHARF, Aaron. Arte y Fotografia. Madrid: Alianza Editorial, 1994.

SITES VISITADOS: http://basesdedados.casaruibarbosa.gov.br/casaruibarbosa/guia/

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.