Resumo
Este artigo apresenta um grupo exibido como entretenimento, curiosidade e objeto de estudo científico durante a Exposição Universal de Chicago de 1893: os negros Dahomeyans. Naquele momento, classificados como fazendo parte do início da escala evolutiva humana, os Dahomeyans foram exibidos junto a outros povos negros, a índios e a pessoas com características consideradas “bizarras” (freaks). Tais exibições, a princípio, vinham supostamente cumprir a função de informar e suscitar o respeito por aquele “outro”, mas terminavam por incutir mais sentimentos de superioridade no branco de ascendência européia, ajudando a reafirmar teorias racistas então em voga e, assim sendo, “justificando” e "desculpando” o crescente imperialismo.Referências
BANCEL, Nicolas, BLANCHARD, Pascal, BOËTSCH, Gilles et al., Zoos Humains. Au Temps des Exhibitions Humaines. Paris: La Découverte, 2004.
BOGDAN, Robert, Freak show. Presenting Human Oddities for Amusement and Profit. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 1988.
COLE, Josh, “Cultural and racial stereotypes on the Midway”, no site http://www.eiu.edu/~historia/archives/2007/cole.pdf, acessado em dezembro de 2007.
CORBEY, Raymond, “Ethnographic showcases, 1870-1930”, em Cultural Anthropology, volume 8, n. 3, agosto de 1993, pp. 338-369.
GOULD, Stephen Jay, The Mismeasure of Man. Nova York: Norton, 1996.
KOUTSOUKOS, Sandra Sofia Machado. “No estúdio do fotógrafo. Representação e auto-representação de negros livres, forros e escravos no Brasil da segunda metade do século XIX”. Tese de Doutorado em Multimeios, Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2006.
LARSON, Erik, The Devil in the White City: Murder, Magic, and Madness at the Fair that Changed America. Nova York: Crown Publishers, 2003.
MAXWELL, Anne, Colonial Photography & Exhibitions. Representations of the ‘Native’ and the Making of European Identities. Londres e Nova York: Leicester University Press, 1999.
RYDELL, Robert W. (editor), “The reason why colored american is not in the Worl’s Columbian Exposition: the afro-american’s contribution to Columbian literature”. Urbana-Champaign: University of Illinois Press, 1999, pp. 7-16.
RYDELL, Robert W, FINDLING, John E. e PELLE, Kimberly D., Fair America: World’s Fairs in the United States. Washington: Smithsonian Institution Press, 2000.
O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.