Revelando imagens da Congada: fotografia, memória e pesquisa etnográfica

Autores

  • Lilian Sagio Cesar Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/resgate.v18i19.8645685

Palavras-chave:

Combates & Rituais

Resumo

Opresente texto tem como objetivo discutir algumas das especificidades da pesquisa desenvolvida a partir da utilização e realização de imagens, em especial as fotográficas, em Antropologia. A partir de pesquisa de campo junto aos congadeiros e moçambiqueiros do município mineiro de São Sebastião do Paraíso, e da proposta de realizar e devolver fotografias de sua tradicional Festa de Congada, foram construídos feixes de relações que permitiram a realização da pesquisa focando as especificidades desta festa, visando o acesso a algumas das profundas camadas de significados das ações, representações e memórias de seus dançadores mais dedicados, elementos estes que geralmente permanecem restritos aos fechados círculos dos realizadores em forma de fundamento ou segredo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Sagio Cesar, Universidade de São Paulo

Doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP).

Referências

CALAFIORI. Luis Ferreira. São Sebastião do Paraíso: Histórias e Tradições. São Sebastião do Paraíso (MG): Prefeitura Municipal, 1996.

HENLEY, Paul. “Trabalhando com o filme: cinema de observação como etnografia prática”. Cadernos de Antropologia e imagem. Rio de Janeiro: UERJ, NAI, 2004, N. 18 (1), pp. 163-188.

Downloads

Publicado

2010-02-12

Como Citar

CESAR, L. S. Revelando imagens da Congada: fotografia, memória e pesquisa etnográfica. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 171–179, 2010. DOI: 10.20396/resgate.v18i19.8645685. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645685. Acesso em: 27 jun. 2022.