Resumo
Opresente texto tem como objetivo discutir algumas das especificidades da pesquisa desenvolvida a partir da utilização e realização de imagens, em especial as fotográficas, em Antropologia. A partir de pesquisa de campo junto aos congadeiros e moçambiqueiros do município mineiro de São Sebastião do Paraíso, e da proposta de realizar e devolver fotografias de sua tradicional Festa de Congada, foram construídos feixes de relações que permitiram a realização da pesquisa focando as especificidades desta festa, visando o acesso a algumas das profundas camadas de significados das ações, representações e memórias de seus dançadores mais dedicados, elementos estes que geralmente permanecem restritos aos fechados círculos dos realizadores em forma de fundamento ou segredo.Referências
CALAFIORI. Luis Ferreira. São Sebastião do Paraíso: Histórias e Tradições. São Sebastião do Paraíso (MG): Prefeitura Municipal, 1996.
HENLEY, Paul. “Trabalhando com o filme: cinema de observação como etnografia prática”. Cadernos de Antropologia e imagem. Rio de Janeiro: UERJ, NAI, 2004, N. 18 (1), pp. 163-188.
O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Downloads
Não há dados estatísticos.