Resumo
A presente reflexão apresenta algumas sugestões de caminhos interpretativos da narrativa cinematográfica, focadas na produção espanhola "A Língua das Mariposas", dirigida por José Luis Cuerda. As propostas interpretativas são desdobramentos daquelas apresentadas pelo autor em sua tese de doutorado, “A guerra nos filmes e nos jornais: estudo comparativo de narrativas cinematográficas e jornalísticas sobre guerra”. A idéia central é demonstrar que determinado viés de leitura e interpretação do filme pode levar o espectador a refletir sobre alguns aspectos da educação escolar e da relação entre professor e aluno. Ambientado na Galícia, nas primeiras décadas do século passado, o filme é considerado um libelo sobre a Guerra Civil Espanhola (análises críticas observadas no sítio The Internet Movie Database – IMDB). O estudo considera esse aspecto da obra de Cuerda, mas procura orientar mais enfaticamente os comentários e reflexões para as relações entre a personagem principal, um escolar e seu professor de primeiras letras, no ambiente de agitação social e instabilidade política que precedem a fase de combates da Guerra Civil.Referências
CARMONA, Ramón Como se comenta um texto fílmico 3ª. Ed. Madri: Cátedra, 1996.
GERIBELLO, Wagner J. A guerra nos filmes e nos jornais: estudo comparativo de narrativas cinematográficas e jornalísticas sobre guerra. Tese de Doutorado Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2009.
GINZBURG, Carlo Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância São Paulo: Cia. Das Letras, 2001.
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