Banner Portal
Imagens visuais em livros didáticos de História
PDF

Palavras-chave

Combates & Rituais

Como Citar

BUENO, João Batista. Imagens visuais em livros didáticos de História. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 68–76, 2012. DOI: 10.20396/resgate.v19i22.8645721. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645721. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

As imagens visuais - ou as chamadas “ilustrações”- presentes nos manuais didáticos têm sido lidas de diferentes maneiras, historicamente datadas, na relação direta com diferentes práticas pedagógicas e culturais. Contudo, de uma maneira geral, hoje as iconografias dos livros didáticos aparecem associadas a um texto escrito que procura criar uma formação verbal identificadora da informação não verbal. Para o saber editorial, na contemporaneidade, os textos escritos, quando associados à imagem visual, têm a função de limitar ou dirigir o ato de leitura para uma dada interpretação sobre as iconografias. Em nossos estudos sobre os livros didáticos produzidos no Brasil, sobretudo no período de 1970 a 2000, percebemos que esta forma escolar e editorial de apresentação dos conteúdos foi sendo construída historicamente na relação com as culturas escolares e os diferentes saberes relacionados à produção e à recepção de veículos de informação impressa.
https://doi.org/10.20396/resgate.v19i22.8645721
PDF

Referências

AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas, SP: Papirus, 2001, p.127.

BATISTA, Antônio Augusto G. Um Objeto Variável e Instável: Textos, Impressos e Livros Didáticos. Belo Horizonte. UFMG, 1999.p.37.

BITTENCOURT, C. M. F. “Livros didáticos entre textos e imagens”. In: O Saber Histórico na Sala de Aula, SP: Ed. Contexto, 2001, p.60-90.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

CHARON, Jean-Marie. La Presse Magazine. Paris: La Decouverte, 1999.

CHERVEL, André. “História das disciplinas escolares: refl exões sobre um campo de pesquisa”. Teoria & Educação, 2, 1990, p. 177-229.

DONDIS, D. A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991 (La sintaxis de la imagen. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2000).

FREUND, Gisele. Photographie et Société. Paris: Seuil, 1974.

GATTI Jr., Décio. “Livro didático e ensino de História: dos anos sessenta aos nossos dias”. PUC/SP, 1998. (tese de Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade).

JULIA, Dominique. “A cultura escolar como objeto histórico”. Revista Brasileira de Histó- ria da Educação, n. 1, 2001, p. 9-44.

OLIVEIRA, Rui de. “A arte de contar histórias por imagens”. Presença Pedagógica. Vol.4,19, jan/fev. 1998, p. 60-74.

PAULINO, Graça. WALTY, Ivete, CURY, Maria Zilda. Intertextualidades: Teoria e Prática. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995.

PAR METROS CURRICULARES NACIONAIS. Ensino Fundamental e Médio - Área de História. Brasília/DF: MEC, 1997 e 1998.

SCHAEFFER, J.M. A Imagem Precária: Sobre o Dispositivo Fotográfi co. Campinas: Ed. Papirus, 1996.

PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA - 1º. GRAU, CENP, SEE/ SP, 1986.

VIDAL, Diana G. Culturas Escolares: Estudo Sobre Práticas de Leitura e Escrita na Escola Pública Primária (Brasil e França, no fi nal do século XIX). Campinas - SP: Autores Associados, 2005.

VINCENT,Guy; LAHIRE,Bernard & THIN, Daniel. “Sobre a história e a teoria da forma escolar”. Educação em Revista, jun., p. 7-48.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Alfabetização na Sociedade e na História. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.