Imagens visuais em livros didáticos de História

Autores

  • João Batista Bueno Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/resgate.v19i22.8645721

Palavras-chave:

Combates & Rituais

Resumo

As imagens visuais - ou as chamadas “ilustrações”- presentes nos manuais didáticos têm sido lidas de diferentes maneiras, historicamente datadas, na relação direta com diferentes práticas pedagógicas e culturais. Contudo, de uma maneira geral, hoje as iconografias dos livros didáticos aparecem associadas a um texto escrito que procura criar uma formação verbal identificadora da informação não verbal. Para o saber editorial, na contemporaneidade, os textos escritos, quando associados à imagem visual, têm a função de limitar ou dirigir o ato de leitura para uma dada interpretação sobre as iconografias. Em nossos estudos sobre os livros didáticos produzidos no Brasil, sobretudo no período de 1970 a 2000, percebemos que esta forma escolar e editorial de apresentação dos conteúdos foi sendo construída historicamente na relação com as culturas escolares e os diferentes saberes relacionados à produção e à recepção de veículos de informação impressa.

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Biografia do Autor

João Batista Bueno, Universidade Estadual de Campinas

Doutor pela Faculdade de Educação (FE/Unicamp).

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Publicado

2012-11-23

Como Citar

BUENO, J. B. Imagens visuais em livros didáticos de História. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 68–76, 2012. DOI: 10.20396/resgate.v19i22.8645721. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645721. Acesso em: 9 dez. 2021.