Banner Portal
Percurso metodológico: história oral de jovens músicos instrumentistas em Campinas (SP)
PDF

Palavras-chave

História oral. Juventudes. Ensino de música.

Como Citar

CORDOVIO, Fernando Costa. Percurso metodológico: história oral de jovens músicos instrumentistas em Campinas (SP). Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 77–86, 2013. DOI: 10.20396/resgate.v21i25/26.8645756. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645756. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo é parte de pesquisa de mestrado que objetiva compreender sentidos e significados acerca de processos educativos vivenciados por jovens músicos instrumentistas que frequentam uma ONG (Organização Não Governamental) situada em Campinas (SP). O foco aqui apresentado pauta-se na metodologia utilizada na investigação: a história oral. São pormenorizados alguns de seus fundamentos, bem como os recursos audiovisuais – fotografias, vídeos, partituras e músicas em MP3 – utilizados durante as entrevistas como “muletas” da memória. Com esta pesquisa, foi possível constatar a efetividade do percurso metodológico escolhido, considerando, principalmente, o uso desses recursos em virtude da ampla gama de significados e sentidos expressos pelos jovens colaboradores.
https://doi.org/10.20396/resgate.v21i25/26.8645756
PDF

Referências

ABRAMO, H. W. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: ABRAMO H.W. & BRANCO P. P. M. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.

BENJAMIM, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BONFÁ, Luis. Black Orpheus. Paulo Flores, Book 5R – II V IM/m, p. 6. Sem data.

BRENNER, A. K, DAYRELL, J. e CARRANO, P. Culturas do lazer e do tempo livre dos jovens brasileiros. In: ABRAMO, H. e BRANCO, P. P. (Orgs.). Retratos da Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional. SP: Ed. Perseu Abramo, 2005.

CALDAS, Alberto Lins. Oralidade, texto e história – Para ler a história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

COLTRANE. John. Equinox. Sem data, p. 1.

DAVIS, Miles. All Blues. Sem data.

DAVIS, Miles. Tune – up. Sem data.

Os dispositivos eletrônicos utilizados como reprodutores de arquivos de áudio e vídeo na pesquisa são: um notebook Itautec N8320, um

tablet IPAD 1 - 32 Gb da APPLE e um telefone celular SAMSUNG B7320 Omnia Pro 3G.

DAYRELL, Juarez e GOMES, N. A juventude no Brasil (2005), (no prelo).

DORHAM, Kenny. Blue Bossa. Paulo Flores, Book 5R – II V IM/m. Sem data.

FELICIANO, Jose. Affirmation. Feliciano Enterprises, 1976. Sem data.

GUEDES PINTO, Ana Lúcia. Rememorando trajetórias da professora alfabetizadora: a leitura como prática constituinte de sua identidade e formação profissionais. Campinas: Mercado das Letras: Faep/Unicamp: São Paulo: Fapesp, 2002.

GUEDES PINTO, A. L. G. e ZAN, D. D. P. e, História Oral e Educação: relato de experiência com a rede de ensino de Jarinu/SP. In: Idéias e argumentos: revista de divulgação científica do Centro Unisal. Ano 3 - ns 7 e 8 - 1º e 2º semestres de 2003.

GUIMARÃES, Áurea Maria. “Vidas de Jovens Militantes”. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Educação. Universidade estadual de Campinas, 2010.

HANCOCK, Herbie. Cantaloupe Island. Sem data, p. 1.

HANCOCK, Herbie. Dolphin Dance. Paulo Flores, Book 5R – II V IM/m, p. 16. Sem data.

INSTITUTO ANELO. Instituto Anelo - 10 anos: Cultura, Arte e Educação. Documento de apresentação do Projeto. Campinas, 2010.

INSTITUTO ANELO no Jornal da EPTV Campinas. EPTV Campinas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=llRafimZK2s. Acesso em 19 de dezembro de 2011.

LEITE, Tarcísio de Arantes. (2008) O dilema da interferência na História Oral: novos problemas e novas respostas. In: Revista de História Oral. Núcleo de Estudos em História Oral do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ano 2, n° 3 (jan./jun.). S.P. NEHO, p. 65-82.

MARTINS, Joszee de Souza. A imagem incomum: a fotografia dos atos de fé no Brasil. In: MARTINS, Joszee de Souza. Fotografia, currículo e cotidiano escolar. Pro-Posições. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação – Campinas, SP, v. 1, n. 1, mar. 1990, pp. 149-161.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. (Org.) (Re) Introduzindo a História Oral no Brasil. São Paulo: Xamã, 1996.

MERCER, Johnny. Autumn Leaves. Sem data, p. 1.

MINGUS, Charles. Goodbye Pork Pie Hat. Paulo Flores, Book 5R – II V IM/m, p. 2. Sem data.

PASTORIUS, Jaco. The Chicken. Sem data.

PORTELLI, Alessandro. História oral como gênero. Proj. História. São Paulo, (2), jun. 2001, pp. 09-36.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Proj. História. São Paulo, (14), fev. 1997, pp. 25-39.

VON SIMSON, Olga R. de Moraes. Imagem e memória. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O Fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005.

VON SIMSON, Olga R. de Moraes. Memória e identidade sócio-cultural. In: GUEDES PINTO, Ana Lúcia. Rememorando trajetórias da professora alfabetizadora: a leitura como prática constituinte de sua identidade e formação profissionais. Campinas: Mercado das Letras: Faep/Unicamp: São Paulo: Fapesp, 2002.

YOUNG, Victor. Stella by Starlight. Paulo Flores, Book 5R – II V IM/m, p. 28. Sem data.

ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Estudos sobre juventude no Brasil dos últimos 50 anos (no prelo).

ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Fotografia, currículo e cotidiano escolar. Pro-Posições. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação – Campinas, SP, v. 1, n. 1, mar. 1990, pp. 149-161.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.