Banner Portal
Narrando a diáspora: deslocamentos e fluxos populacionais de bolivianos para o Brasil
PDF

Palavras-chave

Narrativa. Diáspora. Deslocamento populacional. Bolivianos.

Como Citar

PAES, Vanessa Generoso. Narrando a diáspora: deslocamentos e fluxos populacionais de bolivianos para o Brasil. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 95–106, 2013. DOI: 10.20396/resgate.v21i25/26.8645758. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645758. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo propõe uma análise sobre o deslocamento dos bolivianos para o Brasil a partir das histórias de vida dos sujeitos envolvidos em tais tramas históricas. Por este trabalho ser desdobramento da dissertação de mestrado, que nos permitiu uma imersão profunda no cotidiano de imigrantes desde os seus lugares de origem aos de destino, em busca de saberes qualificados pelas experiências dos que sazonalmente se deslocam como andorinhas entre os altiplanos dos Andes e a cidade de São Paulo. No referido trabalho, foram abordados os processos históricos envolvendo um clã familiar boliviano (os Patzi), sua rede social e afetiva. Duas entrevistas foram realizadas com uma família transnacional que vive na Bolívia e no Brasil. Uma entrevista permitiu que visualizássemos a formação de uma rede de trabalhadores e donos de oficinas de costura em São Paulo. Duas nos levaram a uma rede de feirantes que trabalham na Praça Kantuta, em São Paulo, uma rede de intelectuais bolivianos e outra de retornados. As entrevistas foram analisadas a partir de um diálogo entre as próprias narrativas e suas linhas de argumentação temática. A partir dessa perspectiva, foi possível constatar que as identidades são concebidas como heterogêneas, em processo, em trânsito, articuladas por zonas de contato e trocas culturais. As memórias dos narradores revelam campos de disputas, manifestam a diversidade, as ambiguidades das reminiscências e de seus esquecimentos. As lembranças passaram por reapropriações culturais no processo de deslocamentos continentais e transfronteiriços no cenário latino-americano.
https://doi.org/10.20396/resgate.v21i25/26.8645758
PDF

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ALBÓ, Xavier; Sandoval, Godofredo; Greves. Chuquiyawu: La cara aymara de La Paz. La Paz: CIPCA, 1982.

CHIRINO, Fabiana; JÁUREGUI, Maggie; JORDÁN, Nelson; HOLLWEG, Karin. Huellas Migratorias: duelo y religión em las familias de migrantes del Plan Tres Mil de la ciudad de Santa Cruz. Santa Cruz: Fundación PIEB, 2009.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. (Org.) SILVA, Tomaz Tadeu da. Woodward, Kathryn. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HINOJOSA GORDONAVA, Alfonso R. Buscando la Vida: familias bolivianas transnacionales en España. La Paz: CLACSO: Fundación PIEB, 2009.

HINOJOSA GORDONAVA, Alfonso R. Migración Transnacional y sus efectos en Bolivia. Las Paz: Fundación PIEB, 2009.

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence (Org.) A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

HOLANDA, Fabíola; MEIHY, José Carlos Sebe Bom. História Oral: como fazer como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

LESSER, Jeffrey. A negociação da Identidade Nacional: imigrantes, minorias e a luta pela etnicidade no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

LEVITT, Peggy; GLICK, Nina Schiller. Perspectivas internacionales sobre migración: conceptualizar la simultaneidad. In: Migración y Desarrollo. 2004.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Brasil fora de si: experiências de brasileiros em Nova York. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História oral. 5 ed., São Paulo: Loyola, 2005.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Palavras aos jovens oralistas: entrevistas em história oral. Oralidades: Revista de História Oral, São Paulo, Ano I, n. 03, jan./jun. 2008, p. 141-150.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Mas há fronteiras? Migrações internacionais: desafios para o século XXI. São Paulo: Memorial do Imigrante, p.31-50.

PAES, Vanessa Generoso. Trânsito de Identidades e Estratégias de Negociação Familiar: deslocamentos populacionais entre a Bolívia e o Brasil. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

SAYAD, Abdelmalek. A Imigração ou os Paradoxos da Alteridade. SP: EDUSP, 1998.

THOMSON, Alistair. Histórias (co) movedoras: História oral e estudos de migração. In Rev. Bras. Hist., 2002, vol.22, no.44, p.341-364. ISSN 0102-0188.

ZAMBERLAM, Jurandir. O processo migratório no Brasil e os desafios da mobilidade humana na globalizarão. Porto Alegre: Pallotti, 2004.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.