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Procedimentos metodológicos de pesquisa com jovens infratores: a importância da história oral
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Palavras-chave

História oral. Fundação CASA. Juventude.

Como Citar

MARZOCHI, Andréa Souza. Procedimentos metodológicos de pesquisa com jovens infratores: a importância da história oral. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 107–112, 2013. DOI: 10.20396/resgate.v21i25/26.8645759. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645759. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo pretendo discorrer sobre a perspectiva da História Oral adotada na pesquisa de mestrado com o título “História de Vida dos jovens da Fundação CASA: o lugar da escola nessas vidas”, que seguiu as orientações do Núcleo de História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO/USP), principalmente os escritos do professor José Carlos Sebe B. Meihy. Com objetivo de aprofundar os estudos sobre os jovens que cumprem medida socioeducativa de internação no Estado de São Paulo, entrevistei sete internos que se tornaram colaboradores da pesquisa. Seguindo as referências do NEHO, não realizei somente a transcrição das entrevistas, mas ainda a textualização e a transcriação, que foram de suma importância para a elaboração de um texto final que permita refletir sobre a sociedade contemporânea a partir das experiências de grupos socialmente excluídos.
https://doi.org/10.20396/resgate.v21i25/26.8645759
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Referências

CALDAS, A. L. Oralidade, texto e história: para ler a historia oral. 1999. Editora Loyola: São Paulo,133 p.

EVANGELISTA, M. B. 2010. A transcriação em história oral e a insuficiência da entrevista. In: Revista de História Oral Oralidades. São Paulo. NEHO/ LEI – USP. p. 169 – p. 181.

MEIHY, J. C. S. B. 1991. Canto de morte kaiowá: história oral de vida. Editora Loyola: São Paulo, 1991, p. 11 – 33.

MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. 2010. História oral: como fazer, como pensar. Editora Contexto: São Paulo. 2 ed. 175 p.

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