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Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).
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Palavras-chave

Formação de professores.História oral. Didática da história.

Como Citar

PACIEVITCH, Caroline. Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013). Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 113–122, 2013. DOI: 10.20396/resgate.v21i25/26.8645760. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645760. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta comunicação trata do uso de fontes orais em pesquisas sobre formação de professores de História no Brasil, com foco nas narrativas de docentes. O objetivo é discutir desafios da relação entre História Oral e pesquisa em formação de professores de História. As fontes documentais em análise são teses de doutorado sobre formação de professores de história, em que se verificou: como se interpretaram referenciais da História Oral; quais pesquisas sobre formação de professores de História foram utilizadas e como os instrumentos metodológicos foram construídos. Os dados foram cruzados entre si e com as considerações teórico-metodológicas. Os resultados mostram a necessidade de construir sínteses críticas dessas investigações, que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de pesquisa e para a compreensão do papel das narrativas docentes entendidas como expressão de experiência e de sabedoria.
https://doi.org/10.20396/resgate.v21i25/26.8645760
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