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Na travessia da profissão docente – aproximações e limites do ofício docente em Minas Gerais (1960 – 1970)
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Palavras-chave

Profissão docente. História da educação. Salário.

Como Citar

PASSOS, Mauro. Na travessia da profissão docente – aproximações e limites do ofício docente em Minas Gerais (1960 – 1970). Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 123–131, 2013. DOI: 10.20396/resgate.v21i25/26.8645761. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645761. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A profissão docente comporta diversos tipos de relações e sentidos. Povoada de muitas relações, chama a atenção dos historiadores pelos seus diversos aspectos – social, político, cultural e religioso. Profissão e vocação ressoam diferentemente, embora se entrecruzem. O magistério é um fenômeno social, historicamente situado num quadro de relações mais amplas. Os diversos temas sobre o magistério demarcam projetos políticos em disputa. Traçam um desenho para as ações e se relacionam com outros discursos e outros atores, particularmente, o Estado. Este artigo destaca questões sobre a história da profissão docente em Minas Gerais, onde, na década de 1960, o atraso no pagamento das professoras públicas gerou uma movimentação da categoria. Aqui é considerada a experiência de uma professora, cujo depoimento aponta uma dessas visões diferentes da docência.
https://doi.org/10.20396/resgate.v21i25/26.8645761
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Fonte Oral

DEPOIMENTO PESSOAL DA PROFESSORA MARIA GERALDA COSTA, concedido em 18/09/2006, ao Prof. Mauro Passos.

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