Banner Portal
Práticas e representações fúnebres: preparações para a morte na Campinas oitocentista
PDF

Palavras-chave

Campinas (SP). Século XIX. Ritos e cerimônias fúnebres. Irmandades

Como Citar

BERTO, João Paulo. Práticas e representações fúnebres: preparações para a morte na Campinas oitocentista. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 61–70, 2015. DOI: 10.20396/resgate.v23i29.8645791. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645791. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo trata de aspectos do campo fúnebre de Campinas, São Paulo, no século XIX, enfatizando as atividades à margem da liturgia oficial, entre elas procissões, ofícios e rezas, uso de mortalhas e ritos de enterramentos que auxiliavam a população em geral a inculcar os preceitos religiosos acerca os ritos fúnebres, sobretudo com o apoio das irmandades que forneciam aos seus irmãos aportes próprios no pré e pós-morte. Com base em fontes distintas como jornais e testamentos, observou-se que no período as liturgias institucionais da Igreja Católica, dadas por meio de catecismos, manuais e livros sobre a prática do bem viver e morrer, circularam e foram ressignificadas em processos culturais dinâmicos que imprimiram na sociedade campineira características essenciais no modo de se tratar a morte e seus mortos.

https://doi.org/10.20396/resgate.v23i29.8645791
PDF

Referências

AMARAL, Leopoldo. Campinas: recordações. São Paulo: O Estado, 1927.

ARAÚJO, Ana Cristina. A Morte em Lisboa: atitudes e representações (1700-1830). Lisboa: Notícias editorial, 1997.

BRITO, Jolumá. História da Cidade de Campinas. Campinas, 1956. Vol II.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. Notas sobre os rituais de morte na sociedade escravista. Revista do Departamento de História da FAFICH/UFMG. Volume VI, 1988.

CARRATO, J. Ferreira. Igreja, Iluminismo e Escolas Mineiras Coloniais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, Editora da Universidade de São Paulo, 1968.

GAETA, Maria Ap. Junqueira Veiga. A Cultura clerical e a folia popular. Revista Brasileira de História, vol. 17, n. 34. São Paulo, 1997.

GONZÁLES, Ramiro. Piedade Popular e Liturgia. São Paulo: Loyola, 2007.

OFFICIO da Semana Santa em latim, e em portuguez, com as rubricas do Missal, e Breviario Romano, e com as Orações para a Confissão, e Comunhão, tiradas da Sagrada Escritura, e no fim com o Catalogo onde se explicão as Ceremonias, e Palavras difficeis na sua intelligencia. Lisboa: na Regia Officina Typografica, 1779.

PAGOTO, Amanda Aparecida. Do Âmbito Sagrado da Igreja ao Cemitério Público: transformações fúnebres em São Paulo (1850-1860). São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

RODRIGUES, Cláudia. Os africanos e as apropriações das representações católicas sobre a morte no Rio de Janeiro colonial. Disponível em: www.brasa.org/Documents/BRASA_IX/Claudia-Rodrigues.pdf. Acesso em: 28 fev. 2013.

RODRIGUES, João Lourenço. A vida religiosa de Campinas através do histórico da Irmandade do SS. Sacramento da Catedral: 1847-1947. Campinas: Tip. A Tribuna, 1947.

SOUZA, Ana Guiomar Rêgo. Paixões em Cena: a semana santa na cidade de Goiás (século XIX). 2007. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

VIDE, Sebastião Monteiro da, Dom. Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia feitas, e ordenadas pelo illustrissimo e reverendíssimo senhor D. Sebastião Monteiro da Vide, 5º Arcebispo do dito Arcebispado, e do Conselho de Sua Magestade. São Paulo: Typographia 2 de Dezembro de Antonio Louzada Antunes, 1853.

XAVIER, Regina Célia Lima. Tito de Camargo Andrade: religião, escravidão e liberdade na sociedade campineira oitocentista. 2002. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.