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Entre arquivos e memórias: o acervo do Colégio Municipal Pelotense e a inserção de professoras secundaristas
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Palavras-chave

História da Educação. Documentos escolares. Colégio Municipal Pelotense. Feminização do magistério.

Como Citar

XAVIER, Bruna de Farias; WEIDUSCHADT, Patrícia. Entre arquivos e memórias: o acervo do Colégio Municipal Pelotense e a inserção de professoras secundaristas. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 113–128, 2016. DOI: 10.20396/resgate.v24i2.8647860. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8647860. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem o propósito de apresentar os bastidores de uma pesquisa historiográfica que vem sendo desenvolvida no acervo escolar do Colégio Municipal Pelotense, localizado na cidade de Pelotas (RS). Tal pesquisa tem como tema central o processo de inserção da mulher no magistério do ensino secundário do referido colégio, no período compreendido entre as décadas de 1940-1950, a partir da análise de documentos escolares, como fichas funcionais de seis professoras admitidas durante este período. Até o momento, podemos concluir que mesmo com todo o debate da época e o discurso de inserção da mulher no ensino primário, as relações de gênero envolvidas no ensino secundário no período ainda privilegiavam a classe masculina, ao menos nesta instituição.

https://doi.org/10.20396/resgate.v24i2.8647860
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