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Texto historiográfico como “discurso de justificação”: Cecília Westphalen e a construção de um lugar para si
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Palavras-chave

Discurso de justificação. Historiografia paranaense. Cecília Westphalen.

Como Citar

MACHADO, Daiane Vaiz. Texto historiográfico como “discurso de justificação”: Cecília Westphalen e a construção de um lugar para si. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 295–314, 2017. DOI: 10.20396/resgate.v25i1.8648173. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648173. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Fazemos, neste artigo, a leitura de textos de história da historiografia como “discurso de justificação”. Os textos objetos foram produzidos entre 1983 e 1984 pela historiadora Cecília Westphalen (1927-2004) e promovem um balanço sobre a historiografia paranaense. Nestas produções, a autora buscou criar um sistema de referências para classificar os produtores de história e, assim, organizou uma linha evolutiva do modo como se fez história em diferentes temporalidades. Sua baliza decisiva foi a historiografia universitária da década de 1960 que, por sofisticar o campo historiográfico, corporificou o métier do historiador cientista. Seu exercício avaliativo retrospectivo também colocou em perspectiva as reminiscências de sua formação como historiadora e, então, apropriando-se deste gênero de escrita, Westphalen sugeriu o lugar que deveria ocupar na história da historiografia paranaense. É este processo de construção distintiva do historiador universitário, concomitante à construção da justificação de sua trajetória intelectual, que este artigo interpretará.

https://doi.org/10.20396/resgate.v25i1.8648173
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