Banner Portal
Construindo imaginários e memórias por meio da pintura La Revista de Santos de Juan Manuel Blanes
PDF

Palavras-chave

Representação. Juan Manuel Blanes. Memória. Pintura.

Como Citar

FOCHESATTO, Cyanna Missaglia de. Construindo imaginários e memórias por meio da pintura La Revista de Santos de Juan Manuel Blanes. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 117–130, 2018. DOI: 10.20396/resgate.v26i2.8650199. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650199. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa busca analisar uma pintura do artista uruguaio Juan Manuel Blanes. A pintura, intitulada La Revista de Santos, elaborada no ano de 1886, refere-se a uma encomenda que visava homenagear o então presidente militar do Uruguai, Máximo Santos. Nesse sentido, entende-se esta pintura como espaço de memória, representação e identidade nacional. Por meio dela tencionou-se representar os feitos de Máximo Santos exaltando não apenas sua imagem enquanto militar, mas, principalmente, seu governo. Não atoa foi retratado entre uma estátua equestre de Artigas, exposto na obra como elemento simbólico do herói da nação. Além dele, o quadro apresenta diversos outros militares da época, configurando um cenário de apoio político positivo para Santos. Contudo, almeja-se compreender a representação, a memória e os elementos simbólicos que foram intencionalmente construídos na tela, bem como o discurso que se pode investigar por meio da análise iconográfica.

https://doi.org/10.20396/resgate.v26i2.8650199
PDF

Referências

ALVAREZ, Maria Ximena. O discurso dos militares para uma "democracia sem conflitos'": Uruguai em ditadura e suas fundações discursivas (1973-1985). 2006. Dissertação de Mestrado. 173 fls. (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2006.

AUMONT. Jacques. A imagem. 4ªed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BACZKO, Bronislaw. Imaginação social. In: Enciclopédia Einaudi. s. 1. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, Editora Portuguesa, 1985.

CANDAU, Joël. Antropologia da Memória. Lisboa: Piaget, 2013.

GARAÑO, MONTERO & PAGANO. Exposiçion Juan Manuel Blanes 1830-1901. Museo Nacional de Bellas Artes. Buenos Aires, 1941.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173 – 191, 1991.

GONÇALVES, Janice. Pierre Nora e o tempo presente: entre a memória e o patrimônio cultural. In: Revista Historiae, vol. 3, Edição especial. Rio Grande: Editora da FURG, 2012.

IGLESIAS, Eduardo Sellanes. “Juan Manuel Blanes 1830-1901 el pintor de la pátria”. 2011. Disponível em: http://www.onsc.gub.uy/onsc1/images/stories/Publicaciones/RevistaONSC/r46/obras.pdf. Acesso em: 15 jun. de 2017.

LAROCHE, W. E. Derrotero para una historia del arte en el Uruguay. Montevideo: editora, 1963. v. 3.

MANGO, Elizabethe. “Juan Manuel Blanes, ‘el pintor de la patria’”. Disponível em: http://www.uruguayeduca.edu.uy/sites/default/files/2017-05/Juan%20Manuel%20Blanes%2C%20el%20Pintor%20de%20la%20Patria.pdf. Acesso em: 10 jun. 2016.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10. dez. 1993, p. 07-28.

PAIVA, Eduardo França. História & Imagens. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PANOFSKY, Erwin. Iconografia e Iconologia: uma Introdução ao Estudo do Renascimento. In: PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991.

PELLEGRIN, Ricardo; GOMES, Paulo César Ribeiro. Fotografia e pintura: Aspectos da representação na visualidade contemporânea. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/download/15/11. Acesso em: 11 jul 2017.

PESAVENTO, Sandra J.; SANTOS, Nádia Maria Weber; ROSSINI, Miriam de Souza. Narrativas, imagens e práticas sociais: Percursos em História Cultural. Porto Alegre: Asteriscos, 2008.

PINO, Alberto del. Aportes para el estudio del cuadro de Juan Manuel Blanes "la revista de 1885". 1992. Disponível em: http://www.artigas.org.uy/bibliotecas/he/123.%20Boletin%20Historico.%20Nos.%20283%20-%20286/Publicacion.pdf. Acesso em: 9 jul. 2017.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: FGV, vol. 5, n. 10, 1992.

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: Ensaio sobre a cultura visual na Idade Média. Bauru-SP: EDUSC, 2007.

THEODORO, Janice. Memória e esquecimento: nos limites da narrativa. In: Revista Tempo Brasileiro, out./dez. 1998, nº 135. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

ZORRILLA DE SAN MARTÍN, Sebastián. Platería criolla y colonial -militaria - armas - documentos y piezas históricas. 2016. Disponível em: http://www.zorrilla.com.uy/imgs/remates/00010/2016_8_3_14_10_4500010.pdf. Acesso em: 20 de jun. 2017.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.