Considerações sobre a fotografia Fine Art

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/resgate.v26i2.8650403

Palavras-chave:

Fotografia. Fotografia artística. Fine Art. Fotografia analógica.

Resumo

O termo Fine Art é uma designação relativamente recente no Brasil, para abarcar especificamente a produção de imagens fotográficas com intenções puramente estéticas, não-comerciais, em diferentes estilos, mercados e nomenclaturas. Com isso, o termo começou a ser amplamente utilizado até em ambientes comerciais, causando certa confusão com a definição de seus limites, sobrepondo o conceito do que era antes considerado, genericamente, fotografia artística. Por este motivo, cabe uma análise mais profunda sobre os termos em questão, no objetivo de conceituar corretamente o papel da fotografia enquanto manifestação artística e suas possibilidades de veiculação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Mattos de Salles, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Departamento de Artes Visuais e Midialogia do Instituto de Artes da Unicamp

Referências

FILM PHOTOGRAPHY. 2017. Blog. Disponível em: http://127film.blogspot.com/. Acesso em: 8 jul. 2017.

ADAMS, Ansel. The Negative. Nova York: Little, Brown & Co., 1997.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1986.

BLUR Magazine. 2016. Site. Disponível em: https://blur-magazine.com/. Acesso em: 18 ago 2017.

BRITISH Journal of Photography, The. 10 more young, emerging & stablished photographers choosing film. 2017. Disponível em: http://www.bjp-online.com/2017/06/intrepidfilmphotographyaward_2/. Acesso em: 15 set. 2017.

CROCE, Benedetto. Estética como ciência da expressão e linguística geral. São Paulo: É Realizações, 2016.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993.

FERNANDES JR., Rubens. A fotografia expandida: a produção da fotografia e o controle dos códigos de representação social na cidade do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2002.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.

FONTCUBERTA, Joan. A Câmera de Pandora. Barcelona: Gustavo Gilli, 2010.

GÉRICAULT, Théodore. A Balsa de Medusa [1818-19]. Pintura. Disponível em: https://www.artsy.net/artwork/theodore-gericault-the-raft-of-the-medusa. Acesso em: 15 mar. 2017.

GIRLS on Film Zine. 2011. Site. Disponível em: https://issuu.com/girlsonfilm/docs/girlsonfilm01 [magazine]; http://www.girlsonfilmzine.co.uk [blog]. Acesso em: 24 out 2017.

GOMBRICH, Ernst. A História da Arte. São Paulo: LTC, 2009.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Curso de Estética: o belo na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

HOMBAUER, Matthias; BLÜMEL, Karl. Why analog photography (still) rocks. 2013. Disponível em: https://digital-photography-school.com/why-analog-photography-still-rocks/. Acesso em: 10 set. 2017.

JUNG, Carl Gustav. A Energia Psíquica. Petrópolis: Vozes, 1999.

KORDIC, Angie. The relevance of analog photography today. 2015. Disponível em: http://www.widewalls.ch/analog-photography-collecting/. Acesso em: 18 set. 2017

LARGE Format Photography. 1995. Blog. Disponível em: http://www.largeformatphotography.info/. Acesso em: 22 set. 2017.

MACHADO, Arlindo. A Fotografia como Expressão do Conceito. Campinas: Studium, 2000.

NEWMAN, Arnold. Stravinsky Portrait. [1943]. Fotografia. Disponível em: https://www.artsy.net/artwork/arnold-newman-igor-stravinsky. Acesso em: 12 dez. 2016.

NEWMAN, Arnold. Contact prints [1946]. Fotografia. Disponível em: https://pixls.us/blog/2016/10/arnold-newman-portraits/. Acesso em: 12 dez. 2016.

PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

PONOMAREV, Sergey. Refugees [2016]. Fotografia. Disponível em: https://lens.blogs.nytimes.com/2016/04/18/photography-pulitzer-for-coverage-of-refugee-crisis/. Acesso em: 22 set. 2017.

REVISTA FHOX. Fine Art. São Paulo, n. 162, p. 6-7, 2013.

ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

SALLES, Filipe. A Ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna. Curitiba: Appris, 2016.

SALKELD, Richard. Como ler uma fotografia. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014.

SAX, David. A Vingança dos Analógicos. São Paulo: Anfiteatro, 2015.

SCHILLER, Friedrich. Cartas para a educação estética da humanidade. São Paulo: EPU, 1991a.

SCHILLER, Friedrich. Teoria da Tragédia. São Paulo: EPU, 1991b.

SOABOS Magazine. 2015. Revista Virtual. Disponível em: https://issuu.com/soabosmagazine. Acesso em: 5 nov. 2017.

SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Lisboa: Dinalivro, 2001.

SOULAGES, François. Estética da Fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.

SUDEK, Josef. Pigment Prints. Salander: O’Reilly publishing, 2001.

SULLIVAN, Richard ; WEESE, Carl. The new Platynum Print. Santa Fe: Working Pictures Press, 1998.

TOLSTÓI, Leon. O que é arte? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

TOMM, Nigel. Photography & Art. [2013]. Fotografia. Disponível em: http://nigeltomm.us/artphotography/. Acesso em: 13 set. 2017.

VIEW Camera Magazine. 2010. Site. Disponível em: http://www.viewcamera.com/index.html. Acesso em: 8 set. 2017.

Downloads

Publicado

2018-10-16

Como Citar

SALLES, F. M. de. Considerações sobre a fotografia Fine Art. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 59–78, 2018. DOI: 10.20396/resgate.v26i2.8650403. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650403. Acesso em: 30 jun. 2022.