Banner Portal
A imagem como experiência: Cabe a Alma
PDF

Palavras-chave

Retrovisão. Imagem-experiência. Fotografia. Tempo. Lugar.

Como Citar

SANTOS, Maria Ivone dos. A imagem como experiência: Cabe a Alma. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 31–48, 2018. DOI: 10.20396/resgate.v26i2.8651073. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8651073. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Partindo de uma narrativa de circunstância de uma caminhada pelo meu bairro, passo a refletir sobre modos de produção das fotografias do arquivo Cabe a Alma, um processo iniciado em 2013. Problematizo as questões decorrentes da experiência de retrovisão e reflexão, apresentando um conjunto de imagens obtidas em deslocamentos utilizando superfícies espelhadas. Faço igualmente uma breve incursão histórica sobre o uso de dispositivos ópticos por pintores paisagistas e amadores do século XVII. Em tempos de velocidade e de compartilhamentos de imagens, retomo procedimentos de captura pré-fotográficos e, através de uma meta-fotografia, busco exercitar uma atenção mais lenta e uma experiência deslocada da cidade. Do mesmo modo, busco espacializar essas fotografias nas exposições que realizei entre 2013 e 2016, de forma a construir um pensamento sobre o lugar. 

 

https://doi.org/10.20396/resgate.v26i2.8651073
PDF

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995.

BARBOSA, Janete Viccari; SANTOS, Maria Ivone dos. Pacto de vizinhança. Piseagrama, Belo Horizonte, v. 1, n. 4, p. 27-29, 2011. Disponível em: https://piseagrama.org/pacto-de-vizinhanca/. Acesso em: maio 2018.

CHEVRIER, Jean Claude. La fotografía entre las bellas artes y los médios de comunicación. Barcelona: Gustavo Gilli, 2007.

CLÉMENT, Gilles. Le jardin en mouvement : de la valée au jardin planétaire. 2. ed. Lassay-les-Châteux: Sans & Tonka, 2009.

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas: Papirus, 1994.

DURAND, Régis. Le temps de l'images: Essai sur les condições d'une histoire des formes photographiques. Paris: La Différence, 1995.

EXPOSIÇÃO LOCAL EXTREMO [textos de Hélio Fervenza e Maria Ivone dos Santos]. Porto Alegre: Galeria da ESPM, 12 mar./3 maio 2016. [folder impresso].

FERVENZA, Hélio; SANTOS, Maria Ivone dos. Lugar Tênue. Paralelo 31, Pelotas, v. 2, n. 2 [3], p. 128-163, dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/paralelo/article/view/10212. Acesso em: maio 2018.

FERVENZA, Hélio; SANTOS, Maria Ivone dos. Le temps qu’il fait. Journal de la 3ª Biennale Internationale d’Art Actuel de Yakoutsk, Yakutsk, p. 17, out. 2014.

FLUSSER, Vilém. Los gestos. Barcelona: Herder, 1994.

MOSS, Gerard. Rios Voadores. 2011. (8m59s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GHNM7kAa4G8. Acesso em: 18 out. 2017.

SANTOS, Maria Ivone dos. Extensions du corps, mémoire et projection: réseau d’une oeuvre et de son errance. 2003. Tese (Doutorado em Artes Plásticas) – Université de Paris I – Panthéon Sorbonne, Paris. 2003.

SANTOS, Maria Ivone dos. A observação de um lugar urbano como ação da arte. In: RAMOS, Célia Antonacci (Org.). Camelódromo Cultural: IV Colóquio Poéticas do Urbano. Florianópolis: Bernúcia, 2008. p. 36-41.

SANTOS, Maria Ivone dos. O jornal como veículo da arte: leituras do espaço. In: FREIRE, Cristina (Org.). Escrita da história e (re)construção das memórias: arte e arquivos em debate. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2016. p. 95-106.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.