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A cidade e as escolas
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Palavras-chave

Arquitetura escolar
Século XIX
Campinas
Memória
Cidade.

Como Citar

CAMARGO, Munir Abboud Pompeo de. A cidade e as escolas: a memória material e o monumento através das escolas Corrêa de Mello e Ferreira Penteado de Campinas na década de 1880. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 27, n. 1, p. 119–136, 2019. DOI: 10.20396/resgate.v27i1.8654893. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8654893. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a construção das escolas Corrêa de Mello e Ferreira Penteado na década de 1880, através do diálogo desses edifícios com a malha urbana de Campinas. Além de prédios escolares, esses colégios se tornaram monumentos para a memória  daqueles que detinham o poder político e econômico na cidade. Ambos os edifícios eram dedicados à educação popular e inseriam-se em Campinas como estratégia para marcar os espaços entre os grupos menos abastados e os mandatários da cidade, levando sua memória para o futuro. Como fontes, são utilizadas fotografias das escolas, plantas arquitetônicas, o mapa da cidade, jornais e almanaques do período. A análise é realizada a partir das lentes da nova história cultural, compreendendo a arquitetura como produtora e produzida do/pelo urbano, sendo os edifícios escolares possuidores de sentidos próprios que se ligam à memória e à cidade.

https://doi.org/10.20396/resgate.v27i1.8654893
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Referências

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