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A bernarda de Francisco Ignacio
Capa: Lygia Eluf (sem título, série Desenhos da Quarentena, técnica: nanquim/papel, 35x15cm, 2020) e Carlos Lamari.
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Palavras-chave

Bernarda de Francisco Ignacio
Independência do Brasil
Historiografia
Museu Paulista
Museu Republicano de Itu

Como Citar

MATTOS, Renato de; MENEZES BORREGO, Maria Aparecida de. A bernarda de Francisco Ignacio: das disputas historiográficas às representações no Museu Paulista. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022010, 2022. DOI: 10.20396/resgate.v30i00.8668835. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8668835. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo propõe a análise da bernarda de Francisco Ignacio, ocorrida em São Paulo entre os meses de maio e setembro de 1822, e de suas implicações no processo de independência do Brasil. A partir do exame das apropriações feitas por estudiosos nos textos oitocentistas, bem como das disputas historiográficas de que foi alvo na passagem para o século XX, no contexto de afirmação da identidade paulista no cenário nacional, discutiremos as formas de representação da bernarda e de seus personagens nas salas expositivas do Museu Paulista, evidenciando os esforços de Afonso d’Escragnolle Taunay para impor o protagonismo de São Paulo e dos paulistas no nascimento do Brasil e na sua independência.

https://doi.org/10.20396/resgate.v30i00.8668835
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