Banner Portal
Imagens mágicas
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Arte. Cultura. Fotografia contemporânea. Câmera obscura. Pinhole. Fotografia artesanal.

How to Cite

COSTA, Ana Angélica Teixeira Ferreira da. Imagens mágicas. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 9–30, 2018. DOI: 10.20396/resgate.v26i2.8652133. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8652133. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

A partir das obras e atividades do eixo curatorial Imagem Mágica dentro do 10º Festival Hercule Florence de Fotografia, este artigo levanta algumas inquietações sobre o que significa trabalhar com o fenômeno da câmera obscura e com métodos artesanais de produção de imagens meio a cultura digital contemporânea. Ao longo do texto, serão apresentadas as obras expostas e seus processos, assim como reflexões dos artistas participantes e de outros pensadores que tem se dedicado ao assunto.

https://doi.org/10.20396/resgate.v26i2.8652133
PDF (Português (Brasil))

References

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

BRESSANE, Júlio. Alguns. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

CHIKAOKA, Miguel. Pinholeando (ou mottai-nai) potências e possibilidades pedagógicas dos fazeres. In: COSTA, Ana Angélica. Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo; Funarte; SMC-RJ, 2014.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Tradução de Verrah Chamma. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DUBOIS, Phillipe. A fotografia panorâmica ou quando a imagem fixa faz sua encenação. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Hutitec, 1998.

FATORELLI, Antônio. Modalidades de inscrição temporal nas imagens fotográficas. In: FATORELLI, Antônio; CARVALHO, Victa de; PIMENTEL, Leandro (Orgs.). Fotografia contemporânea: desafios e tendências. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

FATORELLI, Antônio; CARVALHO, Victa de. A câmera escura na Fotografia Brasileira Contemporânea. In: COSTA, Ana Angélica (Org.). Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo; Funarte; SMC-RJ, 2014.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: por uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009. (Coleção Conexões).

FOTO MOSAIK – Edda [software]. 2017. Disponível em: https://fmedda.com/en. Acesso em: 20 jan. 2018.

GUIMARÃES, Luiz Alberto. Essas máquinas maravilhosas: uma proposta de diálogo entre artesania e tecnologia, através das máquinas fotográficas pinhole, numa tentativa de reconciliação da ciência com a magia. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Fotografia e Imagem) - Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. 2014.

GUIMARÃES, Luiz Alberto. Cuba Libre. 2015. Disponível em: https://issuu.com/lamguimaraes/docs/cubanas. Acesso em: 15 jan. 2018.

LANER, Luciano Coronet. Espaços da latência: da cidade ao fotográfico através da caixa preta. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2014.

MANSUR, Monica. Panoramas imaginários. In: COSTA, Ana Angélica (Org.). Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo; Funarte; SMC-RJ, 2014.

MAUES, Dirceu da Costa. Caixa de ver – (Des)construção do dispositivo: invenção da paisagem. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília. 2015.

SHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Tradução de Eleonora Bottmann. Campinas: Papirus, 1996.

VASQUEZ, Pedro. Retratos do indizível. A epopeia fotográfica de Luiz Alberto Guimarães. In: COSTA, Ana Angélica (Org.). Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo; Funarte; SMC-RJ, 2014.

VILLAR, Maria Helena Saburido. A fotografia estenopeica revisitada: desconstrução da homologia tradicional através das dimensões sócio-culturais da tecnologia. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. 2008.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.