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Fotografia como arte do trauma e imagem-ação: jogo de espectros na fotografia de desaparecidos das ditaduras na América Latina
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Palavras-chave

Fotografia e trauma. Imagens da violência. Imagens do desaparecimento.

Como Citar

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Fotografia como arte do trauma e imagem-ação: jogo de espectros na fotografia de desaparecidos das ditaduras na América Latina. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 46–66, 2010. DOI: 10.20396/resgate.v18i19.8645678. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645678. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Ernst Simmel descreveu o trauma de guerra com uma fórmula que deixa clara a relação entre técnica, trauma, violência e o registro de imagens: “A luz do flash do terror cunha/estampa uma impressão fotograficamente exata”. O trabalho analisa a relação entre fotografia e trauma no contexto das ditaduras da América Latina entre os anos 1960 e 1980. Pensa-se nas imagens na sua relação com a violência e sobre a nova era digital que favorece uma cultura da amnésia.
https://doi.org/10.20396/resgate.v18i19.8645678
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Referências

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