Banner Portal
Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos
PDF

Palavras-chave

Editorial

Como Citar

CARNICEL, Amarildo. Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 1–2, 2012. DOI: 10.20396/resgate.v19i22.8645712. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645712. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A escolha do tema ‘Educação para a Mí- dia’ como principal eixo de articulação dos textos da presente edição de Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura deve-se à proeminência dessa área de estudos nos dias de hoje. A diversicação, a individualização e a crescente popularização dos suportes de informação, a tendência de universalização do acesso à rede web, bem como a ação cada vez mais concentrada dos grupos midiáticos, são alguns dos fatores que, por si mesmos, implicam necessária re3 exão sobre o tema, sobretudo em se tratando da perspectiva educacional. Note-se, por exemplo, a tendência comum entre os jovens de informar-se tão somente a partir da internet, abandonando (ou sequer chegando a conhecer) os suportes impressos e secundarizando até mesmo a televisão. Esses movimentos, cada vez mais fortes em diferentes segmentos da sociedade moderna, motivaram o educador e professor da Unesp-Assis, Juvenal Zanchetta Junior, a reunir pesquisadores de diferentes contextos para compor a edição. Experiências vividas além de nossas fronteiras corroboram para pensar a realidade pela qual passa a juventude brasileira cada vez mais ‘plugada’ e, de certa maneira, pouco atenta aos suportes midiáticos tradicionais.
https://doi.org/10.20396/resgate.v19i22.8645712
PDF

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.