Banner Portal
Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
PDF

Palavras-chave

Livros didáticos. Mídias. Leitura. Escola.

Como Citar

BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; BOLDARINE, Rosaria de Fátima. Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 44–51, 2012. DOI: 10.20396/resgate.v19i22.8645717. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645717. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Textos didáticos integram sistemas de comunicação e de representação. Por meio deles as sociedades se comunicam com suas crianças e seus jovens, passam-lhes representações de vida, símbolos, formas de entendimento de discursos, delimitam campos de estudo. Este artigo apresenta discussão sobre as mídias que livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se utilizam, para observar os pilares da ação, do movimento e da inserção das mídias no cenário escolar. A análise permite observar, entre outros aspectos, a consolidação de um perfil cada vez mais individualista entre as estratégias de uso das mídias na escola.
https://doi.org/10.20396/resgate.v19i22.8645717
PDF

Referências

BARBOSA, R.L.L. A Construção do “Herói”. Leitura na Escola: Assis – SP- 1920/1950. São Paulo, Ed. Unesp: 2001.

BELTRÃO, E.; SANTOS, L. Diálogo: Língua Portuguesa, 6º ao 9º Ano. São Paulo: Editora Renovada FTD, 2009 (Coleção Diálogo).

CHARTIER. R. A Aventura do Livro: do Leitor ao Navegador. São Paulo: Ed. Unesp: 1999.

DUBET, F. “A formação dos indivíduos: a desinstitucionalização.” In. Contemporaneidade e Educação, ano III, São Paulo, 1998.

FARACO, C.; MOURA, F. M.; MARUXO, J. H. Língua Portuguesa: Linguagem e Interação. 1ª ed. 6º ao 9º Ano. São Paulo: Editora Ática, 2009.

FERREIRA, G. et al. Trabalhando com a Linguagem. 1.ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2009 (Coleção Trabalhando com a Linguagem)

LARROSA, J. “Notas sobre a experiência e o saber da experiência.” In: GERALDI, C. M. G.; RIOLFFI, C. R. e GARCIA, M. de F. Escola Viva: Elementos para a Construção de Uma Educação de Qualidade. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

MIRANDA, C.E.A.; COPPOLA, G.D.; RIGOTTI, G.F. “A educação pelo cinema.” Cineducfaeufmg.wordpress.com

SILVA, E.T. “Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem.” In Em aberto, ano 16 n. 69 Brasília, jan/mar.1996

TERRA, E.; CAVALLETE, F. T. Projeto Radix: Português - 6º ao 9º Ano. São Paulo: Editora Scipione, 2009.

ZANCHETTA, J. “Gêneros textuais de imprensa no livro didático.” Revista Leitura: Teoria e Prática, v.43, 2004.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.