Banner Portal
Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira
PDF

Palavras-chave

Fotografia moderna. Arte e fotografia. Fotografia amadora.

Como Citar

MENEZES, Lucas Mendes. Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 99–116, 2018. DOI: 10.20396/resgate.v26i2.8650362. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O processo de reconhecimento institucional da geração de fotógrafos amadores brasileiros dos anos 1950 e 1960 se realizou mediante diferentes empreitadas. Se as mostras de Thomaz Farkas (MAM-SP em 1949) e Geraldo de Barros (MASP em 1951) foram fundamentais para a legitimação da fotografia como prática artística no Brasil, apenas nos 1980 esse percurso alcançou a dimensão institucional. Em paralelo, assistiu-se também à entrada de algumas dessas imagens no mercado da arte, através de representação de galerias no Brasil e no exterior. Nos anos 2000, graças a políticas de doação e aquisição, essa geração de fotógrafos passou a compor vários dos principais acervos fotográficos do país. No caso brasileiro, os últimos 30 anos de trabalhos em torno da fotografia conseguiram estabelecer a geração dos fotógrafos amadores do pós-Guerra como algumas das principais personalidades do meio no país.   

https://doi.org/10.20396/resgate.v26i2.8650362
PDF

Referências

BARROS, Geraldo. A sala de Fotografia. Boletim [Foto Cine Clube Bandeirante], São Paulo, n. 87, p. 12, mar./abr. 1954.

BOLETIM. Foto Cine Clube Bandeirante: São Paulo, n. 9, jan. 1947.

BOLETIM. Foto Cine Clube Bandeirante: São Paulo, n. 23, mar. 1948.

BOLETIM. Foto Cine Clube Bandeirante: São Paulo, n. 38, jun. 1949.

BOLETIM. Foto Cine Clube Bandeirante: São Paulo, n. 49, maio 1950, p. 7.

BOLETIM. Foto Cine Clube Bandeirante: São Paulo, n. 54, out. 1950.

BOLETIM. Foto Cine Clube Bandeirante: São Paulo, n. 87, mar./abr. 1954.

FOTO CLUBE DO ESPÍRITO SANTO. IV Salão Capixaba de Arte Fotográfica, Vitória, 1951.

FOTO-CINE CLUBE DO RECIFE. II Salão Nacional de Arte Fotográfica, Recife, 1955.

COSTA, Helouise; RODRIGUES, Renato. A fotografia moderna no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ; Iphan; Funarte, 1995.

DOBRANSZKY, Diana. A legitimação da fotografia no museu: o Museum of Modern Art de Nova York e os anos Newhall no Departamento de fotografia. Tese (Doutorado em Multimeios) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2008.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e historia. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

MASCLET, Daniel. Le 35e Salon International d’Art Photographique de Paris. Photo-Cinéma, Paris, p. 157, nov. 1947.

MASCLET, Daniel. XXXIX Salon International de Paris. Photo-Cinema, Paris, p. 249, out. 1951.

MEISTER, Sarah. A trajetória da fotografia brasileira no MoMA. SP-arte, São Paulo, 6 jun. 2016. Disponível em: http://www.sp-arte.com/foto/noticias/a-trajetoria-da-fotografia-brasileira-no-moma-por-sarah-meister/. Acesso em: 15 ago. 2017.

MELLO, Maria Teresa Bandeira de. Arte e Fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998.

NEWHALL, Beaumont. The History of Photography: from 1839 to the present day. New York: The Museum of Modern Art, 1949.

PHOTOGRAMS OF THE YEAR. Royal Photographic Society: Londres, 1953.

RENNÓ, Rosângela. Foto cine clube bandeirante: do arquivo à rede. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, 2015. Disponível em: http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=254&periodo_menu=. Acesso em: 23 abr. 2016.

PHOTOGRAMS OF THE YEAR. Foto Cine Clube Bandeirante no MASP: entrevista com a curadora Rosângela Rennó. Revista Zum, São Paulo, 8 dez. 2015. Disponível em: https://revistazum.com.br/radar/fccb-masp-entrevista-rosangela-renno/. Acesso em: 17 ago. 2017

SOARES, Carolina Coelho. Coleção Pirelli-MASP de fotografia: fragmentos de uma memória. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2006.

VALENTIN, Andreas. Nas asas da mariposa: exibindo a obra de José Oiticica Filho. Studium, Campinas, n. 32, 2011. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/32/2.html. Acesso em: ago. 2018.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.