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A música popular como crítica da cultura política brasileira na era dos festivais
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Palavras-chave

Cultura e política
Canção
História das sensibilidades
Brasil - Anos 1960

Como Citar

OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. A música popular como crítica da cultura política brasileira na era dos festivais. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021028, 2021. DOI: 10.20396/resgate.v29i00.8665791. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8665791. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O texto discute a música popular como vetor da transformação das sensibilidades ao longo da década de 1960. Defende que a renovação estética, temática e comportamental ali observada colocava em xeque a cultura política brasileira de forte cariz autoritário. Vale-se de registros audiovisuais dos festivais, documentários que exploram a cultura daquela década e de livros que tratam das trajetórias de artistas que enfrentaram e sofreram as pressões do sistema ditatorial. Entre desbunde e protesto, muitos jovens artistas cantores, compositores e intérpretes abalaram as formas consagradas da arte musical no Brasil, seja pelo vigor de suas letras, pela ousadia de suas composições ou pela força do seu comportamento transgressor, que possibilitaria a crítica à cultura política nacional.

https://doi.org/10.20396/resgate.v29i00.8665791
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